SECRETARIA DE SAÚDE ANTECIPA VACINAÇÃO CONTRA H1N1 PARA ÚLTIMO GRUPO PRIORITÁRIO
De Acordo com o cronograma da campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1, a vacina para o grupo com idades entre 30 e 39 anos só estaria disponível a partir de 10 de maio. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Oriximiná antecipou a vacinação e esse grupo prioritário já pode de imunizar em um dos 8 postos de atendimento distribuídos pela cidade.
“As pessoas que tiverem entre 30 e 39 anos de idade já podem procurar os postos vacinação para serem vacinados. Nossa meta é vacinar 20 mil pessoas em Oriximiná, até o momento 18 mil já receberam a vacina” informa o Diretor de Vigilância Epidemiológica, enfermeiro Carlos Beta.
É importante lembrar que as gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos, doentes crônicos, e jovens de 20 a 29 anos continuam sendo vacinados até o encerramento da campanha que acontece no dia 21.
A campanha de vacinação do idoso também está a todo vapor. Para garantir que todas as pessoas com 60 anos ou mais sejam imunizados, a Secretaria de Saúde disponibilizou equipes para atender em domicílio àqueles que têm dificuldade de locomoção. Para isso, basta um familiar entregar o nome e o endereço do idoso na secretaria de saúde ou em um dos postos de saúde.
NÚMEROS – Oriximiná notificou até a terça-feira, dia 04, 13 casos suspeitos de H1N1. Desses 7 foram confirmados e 1 paciente foi a óbito. “A população não precisa ficar preocupada por causa desses números. A secretaria de saúde está seguindo todas as orientações do ministério da saúde para tratar os casos suspeitos. Com exceção do único óbito, todos os pacientes que tiveram H1N1 estão bem. O que temos que entender é que o vírus está aí e precisamos tomar todos os cuidados para evitar contaminação. Os grupos prioritários devem tomar a vacina e as pessoas que não foram atendidas pela campanha devem manter rigorosa higiene pessoal e evitar locais aglomerados", explica Carlos Beta.
Comentários