SAÚDE & BELEZA: Dermocosméticos são bons aliados da pele no verão
Garantir um bronzeado bonito sem
descuidar da saúde não é tarefa fácil. O Norte do Brasil está em pleno verão e
a exposição excessiva aos raios solares, principalmente entre 10h e 16h, pode causar
manchas, queimaduras, envelhecimento precoce ou até mesmo o câncer de pele. Por
isso, na temporada de altas temperaturas o protetor solar é item indispensável,
podendo ter outros aliados na manutenção de uma pele saudável e bonita.
A indústria farmacêutica tem
apostado em linhas de dermocosméticos, que se mostram como um bom aliado no
momento de aproveitar o sol sem deixar a saúde em segundo plano. De acordo com
o dermatologista Walter Loureiro, embora seja um produto de beleza, o
dermocosmético é considerado intermediário entre cosmético e medicamento. “O
cosmético apenas melhora a aparência e não contém princípio ativo
dermatológico. Já o dermocosmético não se trata de um medicamento propriamente
dito, mas promove uma melhora e tem eficácia de ação na pele, mesmo tendo menor
potencial que um remédio”, detalha o médico.
A principal característica destes
produtos é atuar nas camadas mais profundas da pele, estimulando melhoramentos de
dentro para fora, ou seja, desde as camadas internas até a superfície. Em geral,
eles já vêm munidos de proteção o solar, não possuem fragrância nem corantes,
são hipoalergênicos, contém princípios ativos para a prevenção de manchas, hidratação
e não entopem os poros. Em sua maioria são produzidos com água termal, elemento
bastante requisitado no mundo da cosmética, por se tratar de um tipo de água enriquecida
por minerais oriundos das rochas, usada para nutrir intensamente a epiderme.
“Uma dica para mulheres que usam
maquiagem na praia é dar preferência aos filtros solares com cor, em vez de
base que contenha filtro. Isto porque as maquiagens com algum fator de proteção
não agem contra os raios UVA, já os protetores e bloqueadores de sol com tons
de base possuem o fator adequado para resguardar a pele”, indica o dermatologista.
A atenção deve ser na escolha do
protetor ou bloqueador solar dermocosmético mais adequado, atentando para
alguns pontos e observando a composição descrita na embalagem. Com a proposta
de orientar os consumidores na hora da aquisição destes produtos,
estabelecimentos como a rede Extrafarma disponibilizam atendimentos
direcionados. “É importante proporcionar um espaço que agregue os últimos
lançamentos, trazendo as melhores opções nacionais e importadas, onde haja
orientação quanto à utilização, com atendimento personalizado e esclarecimentos
de dúvidas”, descreve Krysthyanne de Andrade, gerente técnica farmacêutica da
rede, que conta com o Espaço Dermocosmético em 16 de suas unidades no Pará.
Saúde é o que interessa – Cerca de 70% da população brasileira
não adota cuidados básicos de proteção solar, segundo estudos da Sociedade
Brasileira de Dermatologia (SBD). Os raios ultravioleta (UVA e UVB) são fortes
e penetrantes, capazes de provocar alterações na célula, levando ao câncer de
pele. Sendo assim, para garantir uma pele saudável no veraneio, é preciso
obedecer alguns passos.
A escolha do fator de proteção
(FPS) é o primeiro e principal passo. Quanto mais clara for a pele, maior
precisa ser o fator. O ideal é aposentar
o bronzeador e usar somente protetor ou bloqueador solar, que deve ser aplicado
em todo o corpo de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol - tempo mínimo
para o produto começar a fazer efeito - não esquecendo de regiões como orelhas,
nariz, pernas e pescoço, locais bastante sensíveis.
Outra medida importante é lembrar
de reaplicar o filtro solar a cada três horas, porém, muitas pessoas esquecem
desse procedimento. Mas já existem protetores dermocosméticos com novos princípios
ativos para permanecer na pele por até 12 horas. Depois de um dia de sol é hora
da hidratação facial e corporal, para evitar o ressecamento, flacidez e as
temidas rugas. Os cremes, especialmente dermocosméticos, recuperam a hidratação
natural da pele, que perde água durante os banhos de sol.
Fonte: Assessoria de Imprensa Extrafarma, Temple Comunicação
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