PREFEITURA E MRN REÚNEM PARA DEFINIR DETALHES DE PARCERIA QUE PROPÕE SOLUÇÃO PARA LIXÃO DA CIDADE
A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (31), na Prefeitura Municipal, para tratar de mais um passo importante de uma parceria entre o Governo Municipal e a Mineração Rio do Norte que deve pôr fim ao lixão a céu aberto em Oriximiná.
"A questão do lixão sempre foi uma preocupação nossa e agora finalmente estamos a um passo de conseguir resolver esse problema. Nessa reunião definimos os procedimentos que precisamos adotar para finalmente termos um aterro em nossa cidade. Não é tarefa fácil, mas estamos cada vez mais perto de alcançar isso", explica José Ubirajara, Secretário de Finanças.
De acordo com o Secretário de Finanças, as articulações com a mineradora iniciaram no ano passado. Durante a reunião, a MRN informou que já contratou uma empresa para elaborar o projeto de um aterro controlado e que o mesmo deve ser entregue no prazo de 60 dias. A multinacional também se comprometeu em arcar com todos os custos para execução da obra. "Estamos empenhados em ajudar Oriximiná a resolver esse problema do lixão a céu aberto. Já contratamos uma empresa para elaborar o projeto do aterro controlado que será implantado aqui e faremos o repasse dos recursos para custear toda a obra", informa Vladimir Moreira, Diretor de Sustentabilidade da MRN.
Enquanto o projeto do aterro controlado é elaborado, a Prefeitura e a Mineradora irão providenciar os procedimentos jurídicos e administrativos para formalizar essa parceria através de um Termo de Cooperação Técnica e Financeira que deverá ser assinado com a maior brevidade possível.
Além dessa alternativa para solucionar a questão do tratamento final do lixo no município, outras ações importantes estão sendo colocadas em prática como a implantação do serviço de compostagem para o reaproveitamento dos rejeitos orgânicos.
A reunião aconteceu na Prefeitura e contou com a participação do Prefeito Ludugero Tavares, de 05 Secretários Municipais, do Diretor de Sustentabilidade da MRN, Vladimir Moreira, do Consultor de Sustentabilidade da mineradora, Alberto Juliê, e de representantes da empresa GOLDEN, responsável pela elaboração do projeto do aterro controlado.
Comentários