Concurso de redação incentiva estudantes no debate sobre a bioeconomia no Pará
As três melhores redações sobre o tema "Bioeconomia e Eu" serão premiadas com notebook e tablet, como ferramentas para incentivo à pesquisa e à educação
Fomentar a discussão sobre bioeconomia e preparar as futuras gerações é objetivo do Concurso de Redação com o tema 'Bioeconomia e Eu', lançado pelo Governo do Pará, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Educação (Seduc). A participação é aberta a alunos do 7°, 8° e 9° anos, do ensino fundamental, de escolas públicas estaduais, que devem discorrer sobre bioeconomia e o seu impacto no dia a dia. As três melhores redações serão premiadas com notebook e tablet, como ferramentas para incentivo à pesquisa e à educação.
Os estudantes devem fazer uma reflexão sobre o potencial da Amazônia, em especial do Pará, em gerar negócios sustentáveis, que fortaleçam o desenvolvimento social e cultural, além do resgate da ancestralidade dos povos originários no estado - quilombolas, indígenas e comunidades tradicionais - combinando a força da natureza, com a tecnológica, em parceria, na busca de um futuro melhor.
Os estudantes poderão consultar materiais de apoio, que explicam diversos tópicos sobre bioeconomia: vídeos que abordam o tema de diversos ângulos de conhecimentos fundamentais, para o entendimento da bioeconomia. Segundo os organizadores do certame, o aprofundamento de questões relevantes para a região amazônica facilitam a participação no concurso.
Os professores também podem utilizar arquivos disponíveis, como material didático e plano de aula já preparado, para guiar os alunos nesse processo, gerando debates na geração de conhecimento, de forma dinâmica e prática.
O regulamento completo do Concurso de Redação está disponível no site www.bioeconomianopara.com.br.
Fonte: Agência Pará
Comentários