ORIXIMINÁ CELEBRA 144 ANOS DE FUNDAÇÃO E 87 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Já te contamos essa história por aqui, mas é sempre bom lembrar de novo. A data 24 de dezembro é conhecida mundo a fora como véspera de Natal, onde se comemora o nascimento de Cristo, mas para os oriximinaenses ganhou importância redobrada por ser também o dia em que festejamos o Aniversário da cidade.
Neste ano, Oriximiná celebra 144 anos de fundação e 87 anos de emancipação política. Você deve estar se perguntando: "Como assim?". Calma, explicamos para você. A idade da cidade, é contada tendo como base o ano de 1877 quando, de acordo com a história do município, Padre José Nicolino chegou por aqui, se instalou à margem esquerda do Rio Trombetas e fundou um povoado chamado Uruá-Tapera ou Mura-Tapera. Mas esse é só o começo da conversa. A data do aniversário se deve a outro fator igualmente importante.
A cidade passou por várias fases de desenvolvimento até que em 1894 chegou a ser declarado município, mas essa independência não durou muito. Em 1900, o então Governador Paes de Carvalho, por interesses políticos, extinguiu o município de Oriximiná e anexou nosso território a Óbidos. Passaram mais de três décadas para que os oriximinaenses pudessem celebrar sua emancipação política, recuperar sua autonomia e voltar ao status de município. Isso só veio acontecer em 24 de dezembro de 1934 , exatos 87 anos atrás.
Logo, o Aniversário da Princesa do Trombetas é embasado tomando como referência o ano de fundação do povoado de Uruá-tapera, em 1877, e o dia da emancipação política, 24 de dezembro. Por esse motivo, Podemos dizer que nesta comemoramos 143 anos de fundação e 86 da conquista definitiva do status de município do Pará.
Gostou dessa informação? Curte, comenta e compartilha para mais oriximinaenses ficarem sabendo!
*Com informações do site www.espocabode.com.br
Comentários