PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL CHEGA A ZONA RURAL
O mundo da informática já está acessível a estudantes da zona rural de Oriximiná por meio do projeto Inclusão Digital da Associação de Moradores do Bairro Santa Luzia (AMBASLUZ), que está comemorando 13 anos ação. O projeto oferece os cursos Básico e Avançado em informática para adolescentes de 12 a 18 anos. Este ano, inaugurou uma novidade: estendeu o atendimento a estudantes da zona rural.
Os beneficiados moram nas comunidades Araçá, no Alto Trombetas, e Santo Antônio, no Rio Cachoeiry. "Nós estamos hoje atendendo 30 alunos da Comunidade Araçá e 20 da escola Santo Antônio do Rio Cachoeiry. No total, o projeto atende hoje uma média de 220 alunos com os cursos Básico e Avançado, abrindo novas oportunidades para jovens em situação de risco e de famílias carentes do nosso município"; informa Pedro Fragata, popular Pedrinho Glória, Presidente da Associação.
As aulas dos estudantes da zona rural acontecem quinzenalmente, aos sábados e domingos. Como estão iniciando os aprendizados em informática, são participantes do Curso Básico que possui duração de 6 meses, compreendendo uma carga-horária de 72 horas. A associação já estuda a possibilidade de atender mais comunidades rurais. "Outras localidades já estão nos procurando com idéia que nosso projeto atenda também seus estudantes. A gente pede que o diretor da escola, coordenador ou os membros de pais e mestres das comunidades, venham falar conosco para conhecermos a demanda e podermos atendê-los", esclarece Pedro Fragata.
Em 13 anos de atuação, estima-se que o projeto já tenha atendido mais de 1 mil adolescentes.
Comentários