Fundação convida artistas a escolherem representantes para Conferência Estadual de Cultura

Com o objetivo de compor a Comissão Organizadora da 3ª Conferência Estadual de Cultura, a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN), designada pelo Governo do Estado para coordenar a Conferência, está convidando artistas e produtores culturais paraenses a escolherem seus representantes, no período de 13 a 16 de agosto, no Cine Líbero Luxardo.
No primeiro dia (13), às 9h, a reunião será direcionada a artistas e produtores da Dança e, às 14h, do Teatro e do Circo. No dia 14 a reunião das 9h será com os artistas e produtores da Música e às 14h das Artes Visuais.
Já no dia 15 o encontro será com o segmento de Design e Moda às 10h, às 14h com o Cinema e Audiovisual e às 15h com a Gastronomia. E no último dia (16) a reunião será voltada para as Culturas Populares às 10h e às 14h para a Literatura.
O processo de escolha dos representantes será definido pelas próprias categorias e registrada em ata assinada pelos presentes, tendo técnicos designados pela FCPTN como observadores. Esta ata será encaminhada à Comissão Executiva da 3ª CEC.
Blog e objetivos
A 3ª Conferência Estadual de Cultura acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro das 8h30 às 18h no Centro de Eventos Ismael Nery da Fundação Tancredo Neves e terá como tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Estadual de Cultura”. Entre os eixos e sub-eixos temáticos da conferência estão a implementação do Sistema Estadual de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.
A conferência será um espaço destinado ao encontro entre a sociedade civil e representantes do governo, com o objetivo de debater e propor políticas e ações para os próximos anos. A 3ª CEC irá propor estratégias de articulação entre as instituições ligadas à cultura, estabelecer diretrizes e gerar conteúdos para a construção do Plano Estadual  de Cultura. Além disso, irá discutir a cultura local nos seus aspectos da identidade, da  memória, da produção simbólica, da gestão, da sua proteção e  salvaguarda, da participação social, dos direitos e do exercício  pleno da cidadania.
A ideia também é propor estratégias para reconhecimento e fortalecimento da  cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento  sustentável, propor estratégias que permitam aos fazedores da cultura  local o acesso aos meios de produção e à fruição dos bens,  serviços e espaços culturais e avaliar os resultados obtidos na II Conferência Estadual de  Cultura.
Já está disponível para o público em geral o blog oficial da conferência que tem como objetivo obter contribuições da sociedade civil de todos os cantos do Pará. Todo cidadão poderá fazer suas contribuições através do blog, basta apenas se identificar nas postagens. Para acompanhar tudo sobre o evento basta acessar:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍