XXV FESTIVAL DA CULTURA ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA

“No Festival buscamos abranger toda diversidade cultural do município. Além das apresentações de dança, do concurso de quadrilhas, vamos ter um espaço para exposição de artesanato e também da culinária regional”, conta Tirson Givone, Secretário de Cultura.
O evento inicia na sexta-feira, dia 01/07, com a apresentação do documentário Corpos de Barro, produzido pelo pesquisador da UFF, Marcos Bonato, sobre a arte em cerâmica encontrada nas comunidades quilombolas Moura e Boa Vista. Nesse dia, também serão realizadas apresentações das escolas Iracema Givone e Nicolino, além de danças das de comunidades rurais: ribeirinhas, quilombolas e de tribos indígenas.
“Estamos buscando desenvolver dentro das comunidades rurais uma identidade cultural voltada para a potencialidade de cada uma pautada na sua economia. Assim cada comunidade desenvolve uma característica própria que a difere das demais promovendo uma diversidade de apresentações nos eventos culturais locais”, comenta Tirson.
Na sábado, 02/07, é o grande dia e momento mais esperado do evento com o Concurso de Quadrilhas que conta com 8 concorrentes que se apresentarão na seguinte ordem: Dançando na Rosa, Baila Comigo, Bailando na Roça, Flor da Juventude, Rosa Vermelha, Cia Êxtase de Dança, Lumiart e Explosão Caipira.
No domingo, 03/07, entram em cena as produções culturais existentes da zona urbana contemplando um total de 12 apresentações dos grupos: Jazz Mania, Boi Bumbá Brilhante, Garça Branca, Ágata, Êxtase, Matrix, Mistura de Ritmos, Apocalipse, Cia da Dança Konduri, Pivonic, Lendários da Amazônia e Discípulos de Cristo.
“Toda Oriximiná está convidada para participar desse momento de encontro com a nossa cultura. Venham prestigiar nossos produtores culturais e contribuir para valorização de nossas manifestações. Pensamos em um evento que possa oferecer segurança às famílias e acessível a todas as nossas classes sociais”, ressalta Tirson.
Comentários