OUVIDORIA DO SUS ESTÁ EM FASE DE IMPLANTAÇÃO EM ORIXIMINÁ
Em breve os
oriximinaenses poderão fazer reclamações, denúncias, elogios ou sugestões sobre
o SUS (Sistema Único de Saúde), através de uma ouvidoria que está em fase de
implantação no município.
O avanço só
será possível através da parceria firmada com a Secretaria de Saúde que está
disponibilizando uma sala e um profissional para atuar na ouvidoria.
“A Secretaria
é uma grande parceria e está de parabéns por abraçar a causa. A ouvidoria é
importante para o município porque aproxima o SUS do usuário. Quem procurar o
serviço deverá ter extrema responsabilidade principalmente com as denúncias,
pois serão averiguadas”, conta Odeíse Oliveira, enfermeira da SESPA (Secretaria
de Estado de Saúde Pública).
A Ouvidoria
irá funcionar no prédio da Secretaria de Saúde, no horário de 14h às 16h. O
servidor público destinado para esse serviço já está recebendo treinamento. Ainda
não tem previsão para iniciar os atendimentos, mas acredita-se que será o
quanto antes.
“Já
disponibilizamos a sala, o servidor já está sendo treinado, falta apenas o
Ministério da Saúde encaminhar o material para iniciar os atendimentos”, informa
Liliana Diniz, Secretária de Saúde.
A ouvidoria é o setor
responsável por receber manifestações como reclamações, denúncias, elogios,
críticas e sugestões dos cidadãos relacionados aos serviços e atendimentos
prestados pelo SUS. O
Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS (DOGES) recebe as manifestações dos
usuários do Sistema de Saúde (SUS) por meio de vários canais como: carta, internet,
telefone e atendimento presencial.
Comentários