Ufopa terá doutorado em rede em Educação na Amazônia
Aprovado pela Capes o primeiro doutorado em educação em rede do Brasil, denominado Educação na Amazônia (EducaNorte).
A rede é formada por 40 pesquisadores de oito universidades federais e uma universidade estadual da região Norte. Além da Ufopa, integram a rede as universidades federais do Pará (UFPA), do Amazonas (Ufam), do Tocantins (UFT), do Acre (UFAC), do Amapá (Unifap), de Roraima (UFRR), de Rondônia (Unir) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
Anualmente, serão abertas no total 50 vagas para a formação de novos doutores, estudando, prioritariamente, a educação na Amazônia. A Ufopa será uma das instituições polo do EducaNorte e contará com 8 vagas. A intenção é acelerar o processo de formação e ampliar o número de novos doutores nessa área, fortalecendo uma rede de pesquisadores qualificados que compreendem a educação regional de forma integrada.
O doutorado teve o apoio efetivo do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa da Região Norte (Forprop-Norte) e está estruturado em torno de três linhas de pesquisa, que são subáreas específicas da área de Educação: 1) Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo; 2) Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação; e 3) Saberes, Linguagem e Educação.
FONTE: Comunicação UFOPA.
Comentários