Afinal de contas quem é esse tal de Pix e porque devo aderir?
Provávelmente essa pergunta tem pairado na cabeça de muito gente, inclusive da administradora deste blog que foi buscar mais informações para explicar a você de forma simplificada o que é, como vai funcionar e quais as vantagens de aderir ao PIX.
O Pix é o novo sistema de transferências e pagamentos do Banco Central que promete dar agilizadade e reduzir os custos das transações bancárias, além de possibilitar o envio e recebimento de pagamentos.
Mas afinal o que muda em relação aos outros sistemas já existentes? De acordo com a promessa, os serviços como TED, DOC, pagamentos de boletos e compras no débito serão compensados instantaneamente, ou seja, cairão na conta de destino na mesma hora.
Para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI), o serviço será gratuito. Hoje o TED, por exemplo, que é uma transferência entre bancos, tem uma taxa mínima de R$ 10,00, só pode ser efetuado em dias úteis, podendo ser realizado até 17h para cair na conta no mesmo dia, cujo tempo mínimo para transmissão é de até 2h.
Com o Pix, os clientes de qualquer instituição financeira cadastrada no BC podem realizar operações como transferência e pagamentos a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana. Basta ter a chave pix da pessoa para quem será enviado o dinheiro e o valor cairá no máximo em 10 minutos.
COMO TER ACESSO AO PIX
Somente por meio do seu banco onde você possui conta corrente ou poupança, por exemplo. Acesse o aplicativo da instituição financeira, procure pelo MENU: PIX e cadastre sua CHAVE PIX para poder começar a usar o sistema assim que ele for liberado em 16 de novembro deste ano.
CHAVE PIX
Você já deve ter ficado de orelha em pé com seu banco mandando mensagem para cadastrar sua CHAVE PIX. Fique tranquilo, pois ela é necessária para você ter acesso aos serviços ofertados pelo sistema: tranferências e pagamentos.
Pessoas físicas poderão ter até 04 chaves pix e pessoas jurídicas até 20. Vale ressaltar, que se você possui conta em mais de um banco, deverá cadastrar chaves diferentes para cada conta. MaS se você não quiser cadastrar chaves, poderá usar QR CODE.
Para as pessoas físicas, as chaves Pix serão: Número do CPF, do celular, e-mail ou senha aleatória. Outra facilidade do sistema, é que ao realizar um PIX não será necessário mais digitar todas aquelas informações como agência e número de conta, basta digitar a CHAVE PIX da conta de destino. Legal, né?
QUANDO VAMOS COMEÇAR A USAR O PIX?
Desde o dia 05 de outubro estamos em fase de cadastramento de chaves e adesão ao sistema pelas instituições financeiras. No entanto, o serviço só poderá ser utilizado a partir do dia 16 de novembro.
COMO ISSO VAI FACILITAR A MINHA VIDA?
Ainda está com dúvidas? Pois bem, vamos te convencer. O Pix vai permitir uma série de facilidades:
-Você vai transferir dinheiro a qualquer hora do dia ou da semana;
- O recebedor vai ter o dinheiro na conta imediatamente;
- Você terá maior segurança, pois não precisará passar suas informações bancárias para terceiros;
- As pessoas terão serviços financeiros gratuitos ou mais baratos;
- Você não perderá mais tempo digitando as informações bancárias dos destinatários de transferências ou pagamentos;
- O pagador terá o serviço prestado mais rápido (exemplo: ao pagar a conta de luz com Pix, o pagamento cai na hora na distribuidora de energia, que pode religar a luz imediatamente, sem necessidade de esperar mais tempo pela confirmação do pagamento).
Agora que você já sabe de tudo isso, corre e vai cadastrar tuas CHAVES PIX porque não é negócio ficar de fora desse sistema!
Comentários