ABAL lança desafio de inovação e sustentabilidade para jovens universitários e recém-formados
Nova edição do projeto Foco&Futuro abriu inscrições e tem apoio de 11 empresas da cadeia do alumínio
A jornada continua. Após o grande sucesso de 2020, com a participação de mais 500 jovens, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) lança a nova edição do projeto Foco&Futuro. O objetivo é proporcionar a estudantes e jovens profissionais uma trilha de conhecimento sobre a importância do alumínio e das empresas do setor, e a oportunidade de participar de um hackathon com um desafio ligado à inovação e à sustentabilidade. Os finalistas do projeto contarão com premiações, além da chance de adentrar no mercado de trabalho. As inscrições, abertas no dia 14 de abril, seguem até 14 de maio em https://oportunidades.
Pautada pelo tripé “Impactar, Desafiar e Selecionar”, o Projeto Foco&Futuro 2021 tem a participação de 11 empresas associadas à ABAL, sendo: Albrás, Alcoa, AMG Brasil, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Grupo Ibrap, Grupo ReciclaBR, Hydro, Mineração Rio do Norte (MRN), Novelis, Prolind e Termomecanica.
Toda a jornada de conhecimento e desenvolvimento de carreira dos estudantes e jovens profissionais se dará por meio da plataforma da Eureca, consultoria especializada em recrutamento de jovens, parceira do projeto.
“A ABAL segue atenta ao atual cenário de incertezas e desafios que os estudantes e jovens profissionais estão inseridos e, levando em consideração a grande repercussão do Foco & Futuro em 2020, lançamos uma nova fase do projeto. Se antes o foco era acolher, inspirar e compartilhar experiências, agora vamos dar um passo adiante para oferecer conhecimento, desenvolvimento de carreira e a possibilidade de trabalhar na indústria do alumínio”, explica Kaísa Couto, diretora da Área Técnica da associação.
Para a Mineração Rio do Norte, maior produtora de bauxita do Brasil que opera no distrito de Porto Trombetas, em Oriximiná, oeste do Pará, esta parceria inovadora é um avanço na aproximação, no relacionamento e na inserção de mais talentos qualificados para o mercado da mineração.
“A MRN acredita que esta experiência de inserção no mercado do alumínio trará muitas ideias e soluções para os desafios propostos nas áreas de inovação e sustentabilidade, incentivando os jovens profissionais a desenvolverem habilidades necessárias para a resolução de temas relevantes do nosso setor”, declara Guido Germani, CEO da MRN.
Dinâmica e fases do projeto
Os estudantes e jovens profissionais podem se inscrever até 14 de maio e terão a chance de se aproximar das empresas associadas à ABAL, receberão conteúdo acerca da importância do alumínio no dia a dia da sociedade, o trabalho desenvolvido pelo setor e as oportunidades de carreira.
Sob a orientação dos profissionais da indústria do alumínio, os participantes selecionados ainda terão a possibilidade de participar de um desafio proposto pela ABAL e suas associadas, de forma a pensar fora da caixa e propor soluções para um problema real enfrentado pelo setor, com foco em inovação e sustentabilidade.
Por fim, aqueles que se destacarem no desafio serão premiados e, o mais importante, poderão participar de entrevistas com as empresas associadas para adentrar no mercado do alumínio, mediante disponibilidade e oportunidades em aberto.
A inscrição pode ser feita por meio do site: https://oportunidades.eureca.
Os interessados devem preenchem alguns pré-requisitos, como por exemplo:
§ Formação no período entre dezembro de 2019 e julho de 2022;
§ Não estar trabalhando;
§ Disponibilidade de tempo para participar da semana de imersão do desafio, que acontecerá de 24 a 28 de maio de 2021.
Sobre a ABAL
A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) foi fundada em 15 de maio de 1970 e representa 100% dos produtores de alumínio primário e indústrias transformadoras que contabilizam 80% do consumo doméstico do metal. Interlocutora do setor, a ABAL atua por meio de Comitês Técnicos e de Mercado no desenvolvimento da indústria e no incremento de sua competitividade; na representação do setor junto ao governo; na difusão de aplicações e novas tecnologias ligadas ao alumínio, além de suporte informativo a associados e opinião pública.
Sobre a Eureca
A Eureca é uma consultoria de RH especializada em juventudes. Hoje, com um time de consultores jovens e de todo país e uma plataforma digital trilíngue, atende grandes empresas que querem se conectar com jovens no Brasil e na América Latina.
Comentários