ORIXIMINÁ ENTRA EM FASE DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA INFORMATIZADO PARA EMISSÃO DE CARTEIRAS DE TRABALHO
Em breve, Oriximiná vai entrar para o rol de municípios do país que
já possuem sistema informatizado para a emissão de Carteiras de Trabalho
e Previdência Social (CTPS). A prefeitura já está trabalhando na
renovação do convênio com o Governo do Estado para implantação do
sistema. Esse processo corresponde a um período de 60 dias.
Enquanto isso, o serviço de emissão de Carteiras
de Trabalho está suspenso no município, pois o Governo do Estado só irá
disponibilizar material para o documento após a assinatura do convênio,
implantação do sistema e treinamento de pessoal.
Todos os procedimentos para a adoção do novo sistema estão sendo
providenciados. A previsão é que o serviço volte à normalidade até o mês
de maio.
Com o sistema informatizado, o documento será chamado
de Carteira de Trabalho Digital. A nova carteira vem com mecanismos
contra fraudes. O documento tem capa azul em material sintético mais
resistente que o usado no modelo anterior. É confeccionado em papel de
segurança e traz plástico auto-adesivo inviolável que protege as
informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação
civil do indivíduo – os dados mais visados por falsificadores. Todas as
informações pessoais do trabalhador e sua fotografia são impressas na
carteira no momento da emissão.
O objetivo das mudanças é
dificultar rasuras e evitar fraudes contra o Seguro-Desemprego, o Fundo
de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e os benefícios previdenciários.
Comentários