CREAS REALIZA CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Em 18 de maio, celebra-se em todo o país o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Oriximiná, a Secretaria de Assistência Social através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) está realizando desde o início do mês uma série de atividades com objetivo de orientar pais, estudantes e a comunidade em geral sobre esse problema social que afeta a população infanto-juvenil.
As atividades iniciaram no dia 03/05 com palestra para os pais de alunos da Escola de Educação Infantil Santa Rosa. A partir daí, até esta terça-feira,17/05, foram realizadas palestras, rodas de conversa, exibições de filmes, panfletagem e outras ações nas escolas: João Paulo, Florinda Míléo, Professor Assunção, Iracema Givone, Santa Maria Goretti, Maria Queiroz, Raimundo Muniz e no CIACA (Centro Integrado de atendimento à Criança e ao Adolescente).
Desde o dia 01 de maio também estão sendo veiculadas em rádio e TV orientações sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, como identifica-los e a quem denunciar.
Na manhã desta quarta-feira, 18/05, a equipe do CREAS realizou a distribuição de panfletos e cartazes no centro comercial em alusão ao Dia Nacional de combate a essa violência sexual.
A Campanha Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes continua até o dia 31/05 com atividades em escolas, comunidades rurais e nos CRAS Cidade Nova e São Pedro.
Entenda a diferença entre Abuso e Exploração Sexual:
O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha. Acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.
Comentários