PROJETO IRÁ RECONSTRUIR PRIMEIRO CÍRIO FLUVIAL DE SANTO ANTÔNIO
No dia 29/07, Oriximiná irá assistir a uma tentativa de reconstrução do primeiro Círio Fluvial de Santo Antônio, realizado há 70 anos, em 1946. A iniciativa foi idealizada por João Aragão, que em parceria com um grupo de amigos e devotos de Santo Antônio elaborou o projeto denominado Círio Fluvial Simbólico.
“O objetivo é resgatar a memória do nosso passado, da nossa religiosidade, tentando trazer ao público um círio parecido com o primeiro círio fluvial de 1946. Com isso revivemos um pouco da história e podemos entender mais sobre o esforço e a fé dos devotos em um tempo onde não havia embarcações motorizadas e Oriximiná tinha apenas 3 ruas”, conta João Aragão, idealizador do Projeto.
De acordo com a organização, só poderão participar canoas de 20 e 30 palmos, não motorizadas, cujos condutores deverão fazer inscrição prévia na Colônia Z-41. A meta é atingir entre 50 a 60 canoas.
“Para participar, os interessados devem procurar a Colônia de Pescadores com RG, endereço e telefone para contado. As canoas de 20 palmos só poderão ter 03 passageiros e as de 30 palmos até 05 passageiros. Todos devem estar com coletes salva-vidas”, informa Edimilson Mota, Presidente da Colônia Z-41.
Pela programação, o Círio Simbólico sairá da rampa da Barreirinha às 17:30h do dia 29/07. Como já deu para perceber, o percurso até o porto da cidade será percorrido a remo com previsão de chegada às 18:30h. Em seguida, a imagem de Santo Antônio seguirá em procissão até a Igreja Matriz onde será celebrada a Santa Missa.
“Com esse projeto, queremos mostrar às pessoas as dificuldades que naquele tempo os devotos enfrentavam para realizar as festividades em homenagem a Santo Antônio e sem fins lucrativos. Queremos mostrar a força de vontade de enfeitar as canoas e o esforço ou sacrifício de vir remando como demonstração de fé ao padroeiro”, comenta Silvio Printes, um dos coordenadores do projeto.
No dia 28/07, véspera do evento, a imagem de Santo Antônio sairá em transladação, acompanhada de uma carreata, até a residência do Sr. Manoel Vinente, no Bairro São José Operário. No local, após sua chegada, será realizada a Ladainha de Santo Antônio com o tema “Testemunho do Cuidado e da Misericórdia”.
Comentários