SECRETARIA DE SAÚDE PROGRAMA AÇÕES PARA A CAMPANHA JULHO AMARELO
A campanha Julho Amarelo tem como objetivo intensificar a prevenção e o controle das hepatites virais. A Secretaria de Saúde de Oriximiná aderiu à campanha e está mobilizando os profissionais que atuam nos Postos de Saúde e CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) para realizar ações de prevenção, não somente às Hepatites Virais como também às DST’s.
“Além de intensificarmos as testagens para as hepatites, vamos desenvolver ações de orientação junto a grupos específicos. A vigilância sanitária vai entrar com orientações em relação às boas práticas, a vigilância epidemiológica entra tratando das ações de prevenção e promoção, já os ACS vão fazer a mobilização com a comunidade”, relata o enfermeiro Carlos Beta, Diretor de Vigilância Epidemiológica.
Cada Posto de Saúde terá um dia de mobilização voltado para a Campanha Julho Amarelo. Além disso, estão previstas atividades em parceria com entidades governamentais e não governamentais para ampliar a abrangência da campanha. Um exemplo dessas parcerias aconteceu no último sábado, 09/07, na Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias (Mormons).
“Iniciamos já no sábado, na Igreja dos Mormons, na Ação Cidadania, trabalhando além das hepatites as outras DST’s, a dengue, com o envolvimento das outras áreas da Secretaria de Saúde. Estamos fechando a programação com as unidades de saúde e vamos intensificar as ações na semana de 25 a 29, com testagem, que é o nosso ponto forte”, informa Carlos Beta.
A campanha em Oriximiná também prevê a realização de uma blitz educativa no centro comercial com distribuição de panfletos, preservativos e orientações. Os testes rápidos para os tipos de Hepatites B e C, HIV e Sífiles já estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e no CTA.
“As pessoas podem buscar as unidades básicas de saúde para fazer os testes rápidos que estão disponíveis durante o ano todo. São três pontos importantes para a prevenção das Hepatites B e C, seguir as orientações, vacinação para Hepatite B que todos os adolescentes e adultos devem ter no mínimo 3 doses da vacina, e relações sexuais protegidas. Além disso você precisa fazer o teste ”, destaca Carlos Beta.
As ações serão realizadas em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho.
Comentários