I WORKSHOP DE PISCICULTURA REÚNE MAIS 100 PARTICIPANTES EM ORIXIMINÁ
Com o objetivo de fomentar o interesse pela piscicultura no município de Oriximiná, bem como proporcionar um espaço para transmissão e debate de conhecimentos técnicos aos produtores, estudantes e interessados no assunto, a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) realizou o I Workshop de Piscicultura em Oriximiná.
"O Workshop é resultado do diagnóstico da piscicultura que realizamos em 2019 no qual pontuamos as capacitações como de suma importância para os produtores terem conhecimentos técnicos para aplicarem em suas propriedades. Quanto mais conhecimento, menos erros na criação, diminuindo o custo da produção e aumentando as possibilidades de sucesso", informa Kézia Lima, Engenheira de Pesca da SEMAGRI.
A procura pelo evento foi um sucesso, tanto que a equipe de organização teve que limitar as inscrições em 100 participantes visando a garantia do bom aproveitamento nas palestras e aula prática.
O público aprovou a iniciativa que já começou a apresentar os primeiros resultados positivos ainda na primeira palestra. "Esse evento foi muito bom para esclarecer e tirar nossas dúvidas. Logo de cara descobri que meu tanque não é adequado para criação de tambaqui, vou tentar outra espécie que seja viável e me adequar para dar certo", conta o empresário Walber Lisboa.
"Cada curso que a gente participa traz um aprendizado novo para colocarmos em prática em nossa atividade. Estamos há 9 anos trabalhando com a piscicultura, já temos 15 tanques, e depois de muito aprendizado e insistência já comercializamos nossa produção. Esse evento vem só somar na nossa experiência", avalia a piscicultora Francisca Gomes.
O Workshop contou com duas palestras sobre os temas: "Boas práticas de manejo no transporte de alevinos", ministrada por Zacarias Marques, Biólogo da SEDAP (Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca), e "Piscicultura - manejo alimentar, estocagem e qualidade de água", que teve como palestrante Otávio Peleja, Mestre em Biologia de Água Doce e Pescado, consultor de uma empresa ambiental.
Os participantes também tiveram acesso a uma aula prática realizada no tanque de peixes da Praça do Centenário.
O workshop foi realizado na última sexta-feira (06), no Parque de Exposições José Diniz. A iniciativa faz parte do Programa de Fomento à Piscicultura da SEMAGRI, iniciado em 2019 com 4 piscicultores. Um projeto piloto que oferece assistência técnica com o subsídio de alevinos e ração aos produtores. Neste ano de 2020 a ação deve ser ampliada para mais piscicultores do município.
Texto: Leize Silva
Comentários