VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM ORIXIMINÁ - PRIMEIRO LOTE DE VACINAS ZERA EM 3 DIAS DE CAMPANHA
Entre o período de 23 e 26 de março, em apenas 3 dias de vacinação da campanha contra a gripe, zerou o estoque de vacinas do primeiro lote disponibilizado para o município.
Do total de 4.445 doses, foram vacinados 2.397 idosos com 163 atendimentos em domicílio. Com estoque zerado, a Secretaria de Saúde solicita às pessoas para aguardar a reposição das vacinas.
"Todas as doses que recebemos foram utilizadas nesse período. Agora vamos aguardar o segundo lote das vacinas. Quem faz parte dos grupos prioritários observem o período para cada grupo ser vacinado de acordo com calendário nacional de vacinação. Ainda precisamos vacinar mais idosos e se forem ao posto hoje deixem o endereço que vacinaremos no domicílio", declara Carlos Beta, Coordenador de Vigilância Epidemiológica.
A Secretaria está planejando uma estratégia de atendimento para os moradores da zona rural terem acesso à vacina nas próprias comunidades. "No momento oportuno e adequado, garantindo segurança e proteção para todos, vamos divulgar as ações que estamos planejando para vacinação direta na zona rural. Então se você mora na área rural não venha para a cidade apenas para procurar a vacina porque ainda não recebemos a segunda parte", informa Carlos Beta.
Inicialmente, a Secretaria de Saúde optou por vacinar todos os grupos de risco, mas o primeiro dia de vacinação causou aglomerações e contabilizou a aplicação de mais de 4 mil doses. Para evitar novas aglomerações, os idosos passaram a ser vacinados em casa e está sendo seguido o calendário nacional de vacinação de acordo com o seguinte cronograma:
_ 23/03 até abril: idosos e profissionais da saúde;
_ A partir de 16/04: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além de doentes crônicos;
_ A partir de 09/05 - crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiência.
Comentários