COVID-19 AVANÇA EM ORIXIMINÁ E PREFEITO ANUNCIA REFORÇO NAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO À DOENÇA
O aumento de internações e de novos casos positivos da COVID-19 em Oriximiná acendeu alerta para a necessidade de reforço nas medidas de segurança e prevenção à doença. Os últimos boletins apresentam uma escala ascendente de novas notificações. Até sábado (16), o município registrou 6.348 positivos para COVID-19, com 76 óbitos, 26 internações (18 em Oriximiná, 05 em Porto Trombetas e 03 em outros hospitais), além de 296 positivados em recuperação domiciliar e 613 monitorados.
Na última squinta-feira (14), o Prefeito Willian Fonseca anunciou por meio de uma live a publicação do Decreto N° 133/2021 onde falou sobre as medidas de combate à proliferação do coronavírus no município durante 15 dias. Em decorrência do aumento de internações graves no Hospital Municipal, iniciou uma corrida em busca de oxigênio visando evitar o desabastecimento. Como resultado, conseguiu junto à MRN 50 cilindros de Oxigênio que garantiu atendimento aos pacientes internados por mais alguns dias.
No sábado (16), o prefeito também visitou alguns bairros levando kits para higienização das mãos aos moradores e pedindo à população medidas de prevenção ao coronavírus alertando para possibilidade de faltar oxigênio caso hajam muitas internações.
O novo Decreto Municipal aumenta as restrições à circulação de pessoas, das quais se destacam:
- Estão suspensas todo e qualquer tipo de reunião e manifestação presencial tanto em espaços públicos quando em privados;
- O atendimento em órgãos municipais deverá ser feito preferencialmente por meio eletrônico ou telefônico;
- Também está suspenso o funcionamento de bares e restaurantes, exceto os serviços de delivery e retirada de alimentação embalada;
- Mantém-se a proibição ao funcionamento de casas de shows, de eventos, recepções e similares;
- Está proibido o transporte intermunicipal e interestadual de passageiros, exceto para o deslocamento de forças de segurança, de profissionais de saúde em serviço, pacientes em tratamento de saúde e transporte de cargas. Em caso de necessidade imediata no deslocamento, deverá ser requerida autorização junto ao Setor de Vigilância Sanitária, que analisará a urgência.
- O transporte intramunicipal, ou seja, dentro do município, também está proibido de forma comercial e particular para comunidades tradicionais, indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Está permitido o deslocamento dos moradores dessas localidades para a cidade apenas para aquisição de produtos essenciais à manutenção das famílias, por motivo de saúde e ou recebimento de aposentadoria e benefícios, restrito a 01 pessoa do grupo familiar.
- Todo cidadão que adentrar no território de Oriximiná, deverá seguir os protocolos indicados, que recomendam isolamento domiciliar de no mínimo 7 (sete) dias.
- O município passou a ter toque de recolher de 21H às 05H para confinamento domiciliar obrigatório.
- De acordo com o Decreto, tanto o CIACA quanto as Unidades Básicas de Saúde deverão realizar atendimento prioritário para pacientes que apresentarem sintomas respiratórios em decorrência da contaminação pelo coronavírus.
- O Decreto entrou em vigor no dia 14 de janeiro por um período de 15 dias.
Comentários