ORIXIMINÁ RECEBE DOSES DE VACINA CONTRA A COVID-19
Serão vacinados nessa primeira etapa indígenas e profissionais da saúde
Imagens extraídas do Facebook do prefeito |
A aprovação para uso emergencial das vacinas produzidas pelos laboratórios Sinovac em parceria com o Instituto Butantan (CORONAVAC) e Astrazeneca com a Fiocruz trouxe para os brasileiros a esperança de que os dias de pandemia estão chegando perto ao fim. A partir disso, doses da vacina Coronavac começaram a ser distribuídas para o país e já chegaram em solo oriximinaense.
A distribuição iniciou no Pará nesta terça-feira (19) e as primeiras doses da vacina contra a COVID-19 chegaram ao município ainda na manhã de hoje. Foram recebidas, no aeroporto municipal, pelo Prefeito Willian Fonseca, a Secretária de Saúde, Rayane dos Santos, e o Coordenador de Vigilância Epidemiológica.
Foram destinadas para Oriximiná 1.780 doses da vacina, das quais 1.450 são para indígenas e 330 destinadas aos profissionais da saúde.
A Secretaria de Saúde ainda está definindo como será realizada a vacinação e quando vai iniciar, pois o número reduzido de doses do imunizante gerou a necessidade de planejamento de uma nova estratégia de imunização.
O Estado do Pará recebeu do Ministério da Saúde 173.240 doses do primeiro carregamento da imunizante disponibilizado para o país.
Nessa primeira fase serão vacinados apenas indígenas e profissionais da saúde, como estabelece o cronograma de vacinação nacional.
Fases da vacinação:
- 1ª Fase: Trabalhadores de saúde; pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas aldeados.
- 2ª Fase: Profissionais da segurança pública na ativa; idosos a partir de 60 anos de idade; e povos e comunidades tradicionais quilombolas.
- 3ª Fase: Indivíduos que possuam comorbidades (doenças como diabetes, hipertensão e obesidade);
- 4ª Fase: Trabalhadores da educação; Forças Armadas; funcionários do sistema penitenciário; população privada de liberdade e pessoas com deficiência permanente severa.
Comentários