FESTIVIDADE DE SANTO ANTÔNIO: DEPOIS DE 74 ANOS, CÍRIO VOLTA A SER TERRESTRE
O evento iniciou neste domingo (02) com alvorada às 04:30h que reuniu uma multidão de carros e motos percorrendo as ruas da cidade, como se pode ver nas imagens publicadas por participantes nas redes sociais.
O Círio Terrestre aconteceu no final da tarde de domingo. Saiu da Comunidade Menino Jesus com a missão de visitar todas as comunidades católicas existentes na cidade. A idéia inicial seria da participação de apenas um carro paroquiano percorrer todas as igrejas católicas, mas o que aconteceu foi bem diferente. Por onde passava o andor de Santo Antônio, se juntavam a ele carros e motos formando o procissão gigantesca pelas ruas de Oriximiná.
As missas presenciais, previstas para acontecer todas as noites na Praça de Santo Antônio, foram canceladas, também para evitar aglomeração e risco de contágio do coronavírus. Mesmo assim, uma grande quantidade de pessoas compareceu à Praça, como era de costume em outras festividades antes da pandemia.
A Festividade de Santo Antônio segue até o dia 16 com missas virtuias,a partir das 19:30h, transmitidas pelas redes sociais e rádios locais.
CURIOSIDADE:
Depois de 74 anos, a Paróquia volta a realizar círio terrestre de Santo Antônio. "Antes dos círios fluviais, eram realizados círios terrestres com a imagem do padroeiro saindo em procissão das casas dos fiéis", conta Lucília Anjos, historiadora e professora aposentada.
Os círios fluviais começaram a ser realizados em 1946. Desde então virou tradição, ganhou repercussão mundial e só deixou de acontecer devido a pandemia do coronavírus.
Comentários