FESTIVIDADE DE SANTO ANTÔNIO RESISTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E TERÁ PROGRAMAÇÃO DIFERENTE
Devido à pandemia, não haverá círio fluvial nem programação social.
A pandemia do novo coronavírus mudou a forma de viver no mundo inteiro e as pessoas estão buscando novas maneiras de continuar com suas atividades comerciais, culturais, religiosas, turísticas e outras. Em todo país, eventos estão sendo cancelados ou adiados. Em Oriximiná, as festividades em homenagem a Santo Antônio, celebrada do primeiro ao terceiro domingo do mês de agosto, permanecerão de acordo com o calendario tradicional, no entanto com uma programação bem diferente.
Com o tema "Santo Antônio de Pádua: guardião da fé, arauto da esperança, testemunha da caridade", a festividade será realizada de 02 a 16 de maio, bem diferente do que estamos acostumados a testemunhar.
A Paróquia de Santo Antônio anunciou pelas redes sociais a programação da festividade do padroeiro de Oriximiná e suas alterações, das quais se destacam a ausência do círio fluvial e das atividades sociais.
A alvorada foi mantida e, como tradicionalmente, dará início às homenagens ao Santo casamenteiro na madrugada deste domingo, 02 de agosto. Sairá da Praça de Santo Antônio às 04:30h com a imagem peregrina percorrendo as ruas da cidade. Ao retornar para a praça, o pároco dará bênçãos aos devotos que devem permanecer dentro dos veículos, usar máscaras e portar álcool gel, além seguir todos os demais protolos de segurança e prevenção da COVID-19.
Ainda na tarde de domingo, acontecerá a abertura oficial das festividades com círio terrestre. Isso mesmo! Um carro sairá da Igreja Matriz às 17h e percorrerá a cidade passando pelas igrejas católicas existentes em todas as comunidades. Estas, por sua vez, devem aguardar com altares em sinal de respeito e devoção ao padroeiro. Os fiéis poderão acompanhar esse momento da frente de suas casas. Ao retornar para a Matriz, por volta das 19:30h, será celebrada a missa campal. Os fiéis que participarem devem manter o distanciamento mínimo uns dos outros, usarem máscaras e álcool em gel. O Pároco, Frei Fabiano Reis, recomendou que as pessoas do grupo de risco fiquem em casa e acompanhem as celebrações pelas redes sociais.
A Festividade de Santo Antônio vai contar com missa campal todas as noites, às 19:30h, até o dia 16, quando encerra as homenagens ao padroeiro de Oriximiná. A praça contará com a presença de policiais para resguardar a segurança dos fiéis e o cumprimento das medidas de prevenção à proliferação do novo coronavírus.
Relembre imagens de círios anteriores!
(Fotos arquivo do blog).
Comentários