Dermatologista alerta o perigo de trabalhar o dia todo exposto ao sol

Nem sempre o trabalhador rural consegue trabalhar debaixo da sombra e a exposição contínua e sem proteção aos raios solares pode virar um problemão. Os médicos alertam para o risco de câncer de pele.

O dia a dia de Adolfo de Sousa, que é trabalhador rural em Porangatu, região norte de Goiás, é o tempo todo exposto ao sol. Quase sempre ele usa camiseta e boné e trabalha praticamente sem proteção.

A médica dermatologista Karina Pesqueiro alerta para o perigo dessa relação entre sol quente, o trabalho no campo e casos de câncer de pele no Brasil. “O sol é o maior responsável pela incidência de tumores cutâneos”, diz.

Principalmente durante esta época de verão, o risco de casos de câncer de pele aumenta, mas quem precisa trabalhar no campo não tem muito o que fazer. São horas e horas, dias e dias debaixo do sol quente.

Karina recomenda que o protetor solar seja aplicado 30 minutos antes do trabalho nas áreas expostas, sem esquecer das orelhas, do lábio e pescoço.

Eurípedes de Oliveira é outro exemplo de trabalhador que enfrenta o sol. Ele capina em uma horta de uma chácara de Goiânia o dia todo. Eurípedes não usa protetor, e o pior, nem está preocupado com isso.

Outro fator importante é que, quando se trata de raios solares, não importa se o céu está limpo ou não, porque a nuvem não representa proteção. “A incidência de radiação é muito grande no Brasil, a gente deve tomar cuidado o tempo todo, mesmo nos dias nublados”, explica Karina.

A dermatologista alerta ainda para o horário mais perigoso do sol, que é entre 10h e 16h. O uso de roupa adequada, como blusas de manga longa, calça comprida e boné com aba bem larga, também ajuda a barrar a radiação.

Fonte: http://g1.globo.com/economia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍