ESCRITORA LANÇA LIVRO NA COMUNIDADE CACHOEIRA PORTEIRA


Nesta quinta-feira, 05, a Comunidade Cachoeira Porteira, região do Alto Trombetas, recebeu uma programação para lá de especial: o lançamento do Livro “Manual das Crianças do Baixo Amazonas”. Produzido pela escritora e artista Marie Ange Bordas, a obra é resultado do projeto Tecendo Saberes desenvolvido com crianças dessa Comunidade quilombola de Oriximiná e de outras quatro localidades do município de Óbidos.

“O livro é um projeto dentro do Tecendo Saberes que é um projeto maior de resgate e valorização das culturas tradicionais brasileiras através do olhar dos saberes e fazeres das crianças. Foi produzido de forma muito colaborativa, é ilustrado e mistura fotos minhas com os desenhos das crianças”, declara Marie.

O “Manual das Crianças do Baixo Amazonas” reúne as experiências da escritora em 3 anos de projeto e oficinas com mais de 140 crianças das Comunidades: Cachoeira Porteira (Oriximiná), Cuecé, Mondongo, São José e Silêncio (Óbidos). A obra é ilustrada com fotografias e desenhos, acompanhada de um DVD com 11 vídeos que abordam a vida, saberes e fazeres destas localidades a partir da ótica das crianças.

Em Óbidos, o lançamento do livro foi realizado no dia 28 de fevereiro. No mês abril, será lançado em São Paulo e distribuído para instituições, bibliotecas, universidades e organizações de todo o país.


Mais do que um retrato da vida dos quilombolas da região, a obra propõe um novo olhar sobre os negros no país. “O livro veio dessa vontade de mostrar ao restante do Brasil como as coisas funcionam na região, que tem uma riqueza e cultura com herança africana e escrava. Pode ser também material didático para as escolas do Norte, pois foi elaborado a partir da realidade local”, ressalta a escritora.

Na comunidade Cachoeira Porteira, as oficinas foram realizadas na Escola Constantina Teodora dos Santos por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍