CÍRIO DE SANTO ANTÔNIO 2015


Um espetáculo de luz e de cor nas águas do Rio Trombetas. Quando uma balsa ornamentada conduzindo Santo Antônio surge no horizonte acompanhada de inúmeras embarcações e milhares de barquinhas, é sinal que está começando o maior Círio Fluvial Noturno do Mundo. Um show a céu aberto onde oriximenaenses e visitantes se reúnem em nome da fé. Momento de confraternização nos lares, pois promove o encontro com familiares que moram distante e retornam a Oriximiná para assistir o Círio e matar a saudade da terrinha. O evento marca a abertura das festividades de Santo Antônio, realizada tradicionalmente do 1º ao 3º domingo do mês de agosto.

O Círio atrai romeiros e turistas de vários lugares do Brasil e do mundo. Para eles, a manifestação desponta como um evento inovador e incomparável. “Meus amigos e eu viemos pela primeira vez e nos surpreendemos. É uma coisa nova e muito interessante, muito lindo e diferente”, conta Jairo da Costa Alves, turista, Mojuí dos Campos.

O devoto vem pagar sua promessa de pé no chão, com filho vestido de anjo, com oferendas para o leilão e tantas outras manifestações de fé que seguem em procissão até a matriz. Sempre tem alguém com uma história para contar sobre graças alcançadas após elevar suas orações a Santo Antônio. É caso do senhor Fernando Oliveira, popular Alemão. “Eu comprei uma embarcação e quando fiz a transpassa para o meu nome não fui informado que faltava a planta do barco, passei 5 anos fazendo linha  para Porto Trombetas. Fui preso pela Capitania, passei 90 dias com a embarcação parada e fiquei numa situação difícil. Recorri a Santo Antônio pedindo que se eu conseguisse o documento, faria uma réplica do barco para doar ao leilão. Graças à Deus eu venci e cumpri minha promessa”,  comemora.

O Círio é promovido pela Paróquia e tem a prefeitura como principal parceira que contribui com apoio logístico e financeiro para sua realização. Somente neste ano, estima-se o investimento de mais R$ 200 mil destinados à: ornamentação da balsa, ornamentação da praça e ruas adjacentes, show pirotécnico, sonorização, divulgação, segurança, recuperação asfáltica das ruas no entorno da igreja e da iluminação pública, montagem do palco, dentre outros.

 A Festividade de Santo Antônio movimenta a cidade, aquece a economia e deixa as noites oriximinaenses recheadas de atrações. Este ano tem como tema: “Santo Antônio, discípulo missionário do serviço e da caridade”. O evento começou no dia 02, com Círio Fluvial e encerra no dia 16, com grande show pirotécnico.
 
Mais detalhes no vídeo do Programa de TV Destaque!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍