ORIXIMINÁ E SANTARÉM GANHAM NÚCLEOS DE PRÁTICA DE CANOAGEM




A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) inaugurou em Santarém e em Oriximiná o projeto Pará Aquático, que visa o desenvolvimento da canoagem de velocidade, assim como a socialização e formação de adolescentes e jovens. Cada núcleo recebeu dez caiaques, dez remos, 12 coletes e três raias de 200 metros.


"O Pará Aquático chega para não só formar novos atletas para a canoagem, mas também para o fortalecimento da cidadania por meio da prática esportiva. A implantação desses dois núcleos é com certeza um marco na modalidade dentro do Estado”, ressaltou a titular da Seel, Renilce Nicodemos, destacando esporte é vida, e ajudar na formação de adolescentes é missão da Seel.


Em Santarém, a execução do projeto ficará sob a supervisão do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiro Militar (GBM) do município, com o apoio da Associação Santarena de Canoagem e Ecologia (Ascae). As aulas ocorrerão no Iate Clube, às margens do Rio Tapajós, local de lançamento do projeto realizado na última sexta-feria, 04/08. O lugar foi escolhido por já possuir estrutura e ser propício à prática de esportes aquáticos.


Já em Oriximiná, a prefeitura será a responsável pela gerência do núcleo. As aulas ocorrerão no mesmo lugar do lançamento, que aconteceu no último sábado, 05/08, no lago do Iripixi. O local foi indicado por ser uma área de navegabilidade adequada à pratica da canoagem de velocidade, ou seja, possui menor fluxo de embarcações e menos ondulações.

O Pará Aquático é totalmente gratuito e contempla adolescentes e jovens, de 13 a 18 anos, de ambos os sexos. No total, serão 80 alunos por núcleo. A Ana Beatriz Carvalho, 13 anos, frequenta o sétimo ano na Escola Municipal Santa Maria Goreth e pretende ser uma dessas alunas.


“Quero trazer vitórias para o Pará. Vou me dedicar bastante para aprender e chegar nas grandes competições nacionais. Quero chegar no topo da canoagem de velocidade. Quero ser campeã”, disse Ana Beatriz, de Oriximiná.


A Seel irá implantar o projeto em mais cinco municípios, ainda em 2017. No Marajó, Soure e Portel, no Xingu, em Senador José Porfírio, no Baixo Tocantins, em Abaetetuba, e na região do Rio Capim será em São Domingos do Capim.


Por Adriana Pinto




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍