COMORBIDADE: VOCÊ SABE O QUE É? ENTENDA MAIS!


Covid-19 — Foto: Getty Images/BBC
Covid-19 — Foto: Getty Images/BBC
Nos últimos dois meses, a palavra comordidade passou a ser ouvida com muita frequência nas notícias sobre a pandemia do novo coronavírus. Vamos saber mais sobre esse assunto e quem apresenta maior risco para desenvolver complicações e até morrer por COVID-19. 

Você já deve ter ouvido dizer que, na maioria dos casos registrados, o coronavírus se manifesta de forma mais grave em pacientes que possuam comorbidades, ou seja, que tenham uma doença que ofereça risco para o desenvolvimento de outras doenças relacionadas. Tenhamos como exemplo, a obesidade. É sabido que pessoas obesas podem desenvolver problemas como diabetes, hipertensão arterial e cardiopatias. Justamente pessoas com essas comorbidades possuem maior risco de desenvolver a forma grave da COVID-19. Por esse motivo, integram os grupos de risco da doença.

Também compõem o grupo de risco para COVID-19: asmáticos, pessoas com doença pulmonar crônica, portadores de doenças renais crônicas, pacientes com câncer, idosos, além de gestantes e puerpérias (mulheres no pós parto). 

No entanto, vale ressaltar que pela evolução da pandemia no mundo, mesmo que em menor risco,  qualquer pessoa está vulnerável a desenvolver a fase mais grave da COVID-19, pois em vários países, inclusive no Brasil, estão sendo registradas mortes de pessoas totalmente saudáveis sem apresentação comorbidade prévia. Por isso é tão importante que todos pratiquem o isolamento social, o distanciamento social, bem como todas as medidas de higiene e prevenção, pois são as formas mais eficientes para bloquear a proliferação do coronavírus e a contaminação em massa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍