15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR



Nossas homenagens de hoje são para os professores, profissionais responsáveis por transmitir e estimular a busca pelo conhecimento de crianças, jovens e adultos nos mais diversos processos de formação.

Neste ano, mais do que nunca, com a pandemia da COVID-19, eles tiveram que se reinventar para se adequar ao sistema de ensino à distância, única forma possível de continuar levando conhecimento aos estudantes de todo país. Para muitos, não foi tarefa fácil, trouxe preocupação, ansiedade, medo de não conseguir, alguns até desenvolveram problemas piscicológicos como depressão, por exemplo, de acordo com alguns estudos publicados recentemente. Os desafios foram grandes, mas  com determinação, persistência, força de vontade e muito jogo de cintura, o ensino  continua acontecendo, apesar do distanciamento social.

Que Deus permaça abençoando com muita criatividade e dinamismo todos os professores para que continuem se reinventando na missão de educar. Feliz Dia do Professor!



Como surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor é comemorado anualmente no dia 15 de outubro por conta de uma lei decretada na época do Primeiro Reinado. Essa lei foi instituída pelo imperador Dom Pedro I exatamente no dia 15 de outubro de 1827 e é conhecida comumente como Lei Geral relativa ao Ensino Elementar. É considerada um marco no Brasil por ter sido a primeira a regulamentar questões relacionadas ao sistema educacional brasileiro.

Com dezessete artigos, essa lei abordava questões relativas à descentralização do ensino, isto é, determinava como responsabilidade das províncias (hoje correspondentes aos estados), cidades e vilas questões relativas à educação. A lei também tratava sobre currículo, salário e obrigações dos professores. Naquela época, de acordo com a Lei, os homens aprendiam a ler, escrever e fazer cálculos, já às mulheres eram ensinadas as prendas: bordar e costurar, por exemplo. Outros tempos, não é?

A criação do Dia do Professor no dia 15, no entanto, só foi sugerida no século XX, mais precisamente em 1947. Essa data foi sugerida pelo professor Salomão Becker para que os profissionais da educação tivessem um dia de descanso no segundo semestre, já que esse período no calendário letivo escolar era extenso na época. Salomão Becker ficou bastante conhecido pelo seu amor à educação e ao ato de ensinar.

A partir desse momento, a comemoração do Dia do Professor em 15 de outubro tornou-se popular e espalhou-se pelo país. O resultado disso foi que, em 1963, o então presidente João Goulart assinou o decreto nº 52.682 de 14 de outubro de 1963, ratificando a criação do Dia do Professor e determinando esse dia como feriado escolar.

*Com algumas informações extraídas do site: www.escolakids.uol.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍