ELEIÇÕES 2020: ORIXIMINÁ ELEGE O 4° PREFEITO MAIS JOVEM DA HISTÓRIA E TERCEIRO VEREADOR REMANESCENTE DE QUILOMBO


Em uma apuração histórica e de tirar o fôlego, o Delegado Fonseca, da coligação PSC/PRTB, foi eleito prefeito de Oriximiná com 13.277 votos válidos, representando 36,9% do eleitorado oriximinaense. Uma Vitória apertada com diferença mínima de 102 votos em relação ao principal opositor, o Deputado Estadual Ângelo Ferrari que ficou em segundo lugar com 36,6% dos votos, totalizando a conquista de 13.175 eleitores. O Ex-Prefeito Luiz Gonzaga ficou em terceiro lugar nessa disputa acirrada e surpreendente. 

Para a Câmara Municipal, apenas 08 (oito) dos 15 vereadores conseguiram reeleição representando 53,3% do legislativo atual: Keké, Marcelo Andrade, Ludugero Jr, Junhão, Arnaldo Gemaque, Josy Seixas, Marta Godinho e Quinho. Outros 07 (sete) candidatos irão ocupar as cadeiras da Câmara pela primeira vez. Eles representam uma renovação de 46,7%. Saiba quem são: Mauro Wanzeler, Lico do Bené, Gauchinho da Vita Farma, Cláudio Bochecha, Márcio Canto, Rafão Viana e Adeilson Lopes. 


Os candidatos ao cargo de vereador mais votados foram: Keké (1° lugar com 1.309 votos), Marcelo Andrade (2° lugar com 1.289 votos) e Ludegero Jr (3° lugar com 1.193 votos).

Esse pleito eleitoral entra para a história com a eleição do primeiro prefeito mais jovem de Oriximiná desde o processo de redemocratização do país, ocorrida em 1988. José Willian da Siqueira Fonseca assumirá a prefeitura com 34 anos de idade, ocupando o quarto lugar no ranking dos prefeitos mais jovens de toda história política de Oriximiná. 

Por outro lado, o remanescente de quilombo e educador  Manoel Bocheca torna-se a terceira liderança quilombola a ocupar uma das cadeiras do legislativo municipal. De acordo com relatos de oriximinaenses como o músico Carlos Dias, o Ex-Secretário de Cultura, Tirson Givone, o Vereador Dico Vieira (Raimundo Vieira) foi o primeiro  quilombola eleito no final da década de 70, seguido por Nane (Onanias dos Santos) eleito no final da década de 90 e Manoel Bochecha que assumirá o cargo no legislativo de 2021-2024.

REVENDO A HISTÓRIA


Analisando a história de Oriximiná, com a ajuda do Bacharel em Serviço Social Jackson Vieira Azevedo, chegamos ao ranking dos  04 (quatro)  prefeitos mais jovens eleitos para governar o município.


✅1° lugar: De acordo com o pesquisador oriximinaense, Jackson Vieira de Azevedo, o prefeito mais jovem, ocupando o primeiro lugar no nosso  ranking, foi João Augusto Figueiredo de Oliveira, eleito em 1962 com apenas 26 anos de idade.


✅ 2° lugar: Helvécio Imbiriba Guerreiro (eleito) foi vencedor das eleições de 30.11.35, com 29 anos, e tornou-se o primeiro prefeito eleito pelo voto popular, tendo assumido em 12 de fevereiro de 1936, para um mandato que durou apenas 17 meses, em decorrência do Golpe de Estado de 1937, que provocou a mudança do regime político no País. Em nome da segurança nacional, o Congresso foi fechado, os partidos políticos abolidos e as eleições livres suspensas. Entretanto, por decisão do Governador Jose Carneiro da Gama Malcher, Helvécio Guerreiro foi mantido no cargo por nomeação, tendo governado ate 11 de março de 1943. (Com informações do site www.espocabodecom.br.


✅ 3° Lugar: Guilherme Imbiriba Guerreiro foi eleito no pleito de 11 de janeiro de 1948, com 29 anos. Governou de 01 de maio de 1948 ate 03 de julho de 1950, data em que renunciou ao mandato para concorrer às eleições para Deputado Estadual. (Com informações de Jackson Vieira e site Espoca Bode).


✅ 4° Lugar: Delegado Fonseca eleito com 34 anos no período pós redemocratização do país.

VEREADORES ELEITOS EM 2020







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍