ANIVERSÁRIO SEM FESTA: FOI ASSIM OS 133 ANOS DE ORIXIMINÁ

Completar 133 anos de idade é motivo para muita comemoração, não é verdade? E quando o assunto é o aniversário de Oriximiná sempre há a expectativa da realização de grandes eventos como o Festival de Música Popular Oriximinaense, o Festival da Cultura, Show de bandas no dia do aniversário e queima de fogos, um dando sequencia ao outro, deixando a cidade em festa por quase uma semana. Esses eventos que sempre foram grandiosos  atraíam pessoas para a nossa cidade nesta época do ano. Era um diferencial nosso! Era, porque em 2010 não foi. E o aniversário de 133 anos de Oriximiná, comemorado em 24 de Dezembro - junto ao nascimento do Menino Jesus, passou quase que despercebido.

É certo que a Secretaria de Cultura realizou o Festival da Cultura,  nos dias 22 e 23 de dezembro, mas o evento passou longe de lembrar os festivais anteriores. Isso sem falar em parte das apresentações que o descaracterizaram.

Na manhã do dia 24, dia do aniversário, houve a 3ª Etapa do Circuito Oriximinaense de Atletismo na PA 254 com Corrida Pedestre Masculina e Feminina e Corrida Ciclística em 3 categorias (Bicicros Sub-15 Masculino; Speed Masculino e Ciclismo Livre Feminino). A meia noite somente queima de fogos.

E esse foi o primeiro aniversário sem festa que Oriximiná passou. E deixo claro que quando me refiro em festa não incluo aqui show de bandas ou artistas consagrados nacionalmente, incluo sim a valorização e exposição de tudo aquilo que o nosso povo sabe fazer e faz todos os dias para sobreviver. O nosso artesanado, a nossa culinária, nossas manifestações artisticas, religiosas. Nossa educação, nossa história. É isso que deve ser lembrado e exaltado como comemoração ao aniversário de Oriximiná.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍