Aprovada emenda que restabelece fuso-horário original no Oeste do Pará

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (31) o PLS 91/11, que restabelece o fuso horário original no estado do Acre, alterado em 2008 por decreto presidencial. Também foram aprovadas as emendas que incluem no retorno do fuso original o Oeste do Pará e parte do Amazonas, regiões também afetadas pela mudança de 2008. A matéria será ainda encaminhada para a Câmara dos Deputados.

O autor da emenda em relação ao Pará foi o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), enquanto que do Amazonas a responsável foi a senadora Vanessa Graziotin (PC do B-AM). Um decreto presidencial de 2008 alterou o horário nestas regiões, equiparando o fuso ao de Brasília. Antes, a região paraense, por exemplo, tinha uma hora a menos em relação à capital federal.

“Desde que a mudança ocorreu venho recebendo manifestações da população que não concordou com a mudança imposta. Essa alteração está em vigor há quase três anos e muitas pessoas ainda não se acostumaram e querem o retorno do horário original”, completa Flexa Ribeiro.

A matéria ainda será analisada pela Câmara dos Deputados, já com as emendas apresentadas. Não há previsão do tempo mínimo para que a proposta possa ser aprovada e enviada para promulgação.

Consulta popular – O senador Flexa Ribeiro é também autor de um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados e prevê uma consulta popular sobre o fuso-horário nos dezoito municípios do Oeste do Pará e em parte do Amazonas.

A proposta foi aprovada em apenas 14 dias no Senado Federal. Porém, desde 2009 é analisada na Câmara dos Deputados e atualmente está na Comissão de Finanças e Tributação, com a identificação PDC 2302/2009. Se aprovada em tempo, a consulta popular poderá ocorrer antes da definição pela Câmara dos Deputados do PLS 91/11, que foi aprovado hoje no Senado Federal.

Entenda mais – O projeto sobre a consulta popular já foi aprovado pelo Senado e passou por uma das três comissões em que será analisada na Câmara dos Deputados. Poderá, portanto, ser aprovado em pouco tempo se houver manifestação dos deputados. Já o PLS 91/11, que restabelece o horário anterior a 2008, acaba de ser aprovado no Senado e ainda será analisado pelas comissões da Câmara.

O caso - Por um decreto presidencial, sem consulta popular, no dia 24 de junho de 2008, o Estado do Acre, o Oeste do Pará e Amazonas tiveram seu fuso horário alterado em função da Lei nº 11.662. Os relógios foram adiantados em uma hora.


Fonte: Daniel Nardin (Assessor de Comunicação)

OPINIÃO DO BLOG: O Orixi Notícia não é favorável à PLS, uma vez que alterar o Fuso Horário não é simples como modificar o horário de trabalho ou de frequêntar a academia, significando uma série de implicações, visto que interfere diretamente no relógio biológico de todos os moradores da região. O Oeste do Pará convive há 3 anos com o fuso-horário atual e o povo que mora aqui sabe o quanto custou para se adequar a ele. Não é justo que agora, depois de um longo e demorado processo de adaptação, os cidadãos sejam obrigados a mudar novamente seu modo de vida, seus hábitos, seus costumes, seu funcionamento biológico e tudo o que representa fazer e viver neste lugar. Senador, muito obrigada pela iniciativa, mas o Blog acredita que ela foi aprovada tarde demais!

Expresse a sua opinião sobre o assunto deixando um comentário ou votando em nossa enquete!

Comentários

Anônimo disse…
Senhora Leize Silva, se a senhora já está acostumada com esse horário infame decretado por uma lei infame de um presidente infame, que desconsiderou características geológicas, fale em nome da senhora, não fraça de sua opinião a opinião de toda uma população que foi prejudicada por uma decisão ditatória de um prosidente ditador.

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍