Semana do Meio Ambiente de Juruti integra as atividades da Semana Verde

Até o dia 04 de junho, a população de Juruti participa da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Juruti, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A abertura oficial do evento acontece hoje (31), às 19h30. Mas não será necessário esperar a noite chegar para fazer parte da mobilização em prol da natureza. Quem quiser poderá participar das ações da Semana Verde, organizada pela Alcoa, e que também integra a programação oficial do município.

A Semana do Meio Ambiente de Juruti acontece em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho. “A Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade única de prestarmos esclarecimentos à comunidade sobre os trabalhos aqui desenvolvidos, seus resultados e avanços obtidos, além de refletirmos sobre como todos juntos podemos cuidar do meio ambiente, cada qual o com o seu papel: a empresa, o governo, a comunidade”, comenta Juana Galvão, Gerente de Sustentabilidade e Assuntos Institucionais da Alcoa Mina de Bauxita de Juruti.

Semana Verde - A parceria da Alcoa em Juruti integra uma ação mundial da Companhia chamada de “Semana Verde”, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. No total, contando todas as ações realizadas ao redor do mundo, serão milhares de eventos voltados para a diminuição voluntária da chamada “pegada ecológica de carbono”, com foco nas prioridades ambientais “reduzir, reciclar e revitalizar”.

O plantio de mudas em Juruti acontecerá em dois momentos. O primeiro no período de 1º a 3 de junho, onde 125 mudas de espécies da região serão plantadas nas escolas Vereador Raimundo de Sousa Coelho, Escola Nossa Senhora da Saúde e Escola Municipal Zelinda de Sousa Guimarães, sempre com a participação dos alunos. Uma curiosidade é que o número representa os 125 anos da criação do processo de fusão do alumínio pelo próprio fundador da Alcoa, Charles Martin Hall, comemorado este ano. As mudas serão doadas pela Companhia e são produzidas no viveiro da Alcoa em Juruti.

Já no dia 4 de junho, será realizada uma ação de voluntariado dos funcionários: o “ACTION Verde”. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Juruti, sociedade civil organizada, empresas e associações de bairros para o plantio de 1.000 mudas de árvores nativas da região que também serão doadas pela Alcoa. Em paralelo, também será realizado  um mutirão de limpeza da cidade.

Buscando engajar todos os públicos, a programação da cidade ainda inclui Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito TELA VERDE - Ministério do Meio Ambiente - MMA desenvolvida pela equipe da Sala Verde Clubinho da Tartaruga, do PQA - Ibama, com apoio da Alcoa. O objetivo é promover a sensibilização e reflexão de todos sobre o meio em que vivem, divulgando filmes sobre a temática ambiental. A Ação também valoriza as produções premiadas e reconhecidas por sua importância à conscientização socioambiental e estimula a produção de materiais pelas próprias comunidades, traduzindo o olhar sobre seu meio em linguagem de áudio e vídeo.

Fonte: Raphaella Marques - Temple Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍