Modelo de mineração e desenvolvimento sustentável de Juruti foi apresentado na Rio+20


A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorreu de 13 a 22 de junho, foi mais do que uma oportunidade para reunião e análise do progresso feito desde a primeira Cúpula da Terra, a ECO-92, e também para renovar o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Com participação em diferentes fóruns, a Alcoa apresentou o modelo de mineração desenvolvido em Juruti (PA) e promoveu eventos sobre sustentabilidade na geração de energia e na atividade mineral. Na ocasião, foi apresentada a segunda edição da publicação “Indicadores de Juruti”, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Este trabalho foi iniciado em 2007 e, a partir de uma ampla consulta à comunidade, se definiu um conjunto de indicadores que permitissem avaliar a evolução do município. O primeiro monitoramento, publicado em 2009 tendo como base o ano de 2008, apontou caminhos e tendências nos mais diversos temas – saúde, educação, população, meio ambiente, agricultura e pecuária, desenvolvimento econômico, entre outros. Esta segunda edição apresenta informações atualizadas até o ano de 2010 sobre as mesmas temáticas.

“Os indicadores demonstram uma melhora significativa nas condições de infraestrutura das políticas de atendimento público, com aumento do número de leitos em hospitais e vagas em escolas da rede pública, por exemplo”, explica Fábio Abdala, gerente de Sustentabilidade para Mineração da Alcoa. “Também foi verificada a melhoria no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), formado pela renda, educação e saúde da população. O balanço geral é de que Juruti está vivendo uma melhoria nas condições de vida da população, e isso pode ser mostrado durante a Rio+20”, avalia Abdala.

Juana Galvão, gerente de sustentabilidade e assuntos institucionais da Alcoa Mina de Bauxita de Juruti, ressalta que o trabalho desenvolvido em Juruti é pioneiro e não há nenhum similar no Brasil. “Houve muito interesse em conhecer as ações em Juruti e esse compartilhamento foi muito importante, por colocar o município no circuito da sustentabilidade, e a Rio+20 foi para falar disto, foi importante para consolidar o trabalho que está sendo feito”, avalia Juana.

Aproveitando o momento da Rio+20, a Alcoa também divulgou, pelo 9º ano consecutivo, o Relatório de Sustentabilidade da empresa. O documento traz informações sobre a atuação socioambiental da Companhia durante o ano de 2011. O Relatório abrange as atividades em seis localidades: Santo André (SP), Itapissuma (PE), Poços de Caldas (MG), São Luiz (MA), Tubarão (SC) e Juruti (PA). Para sua elaboração, a Alcoa contou com a colaboração de representantes de ONGs, funcionários, comunidades, governo, fornecedores, entre outros importantes atores.

Embora o ano de 2011 tenha sido desafiador, a Alcoa manteve seu compromisso com a sustentabilidade e promoveu avanços no relacionamento com as comunidades locais das regiões onde a atua. Também avançou no uso mais eficaz de energia e água e em iniciativas para redução de emissões de gases de efeito estufa. O conteúdo está disponível no site www.alcoa.com.br.

Outro lançamento importante foi o da Visão 2050, um documento proposto pelas empresas em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) que estabelece metas para o Brasil se tornar um país com melhores condições de ser sustentável. A Alcoa é signatária deste documento. “A Visão 2050 tem foco em nove temas, entre eles a erradicação da pobreza, da exploração infantil, o fim da corrupção, alcançar a excelência na mobilidade no trânsito e ampliar a utilização de modais energéticos renováveis. O grande mote é fazer do Brasil uma potência verde”, diz Fábio Abdala.

Por esta razão também a Alcoa Brasil se associou à União Nacional para a Sustentabilidade – uma plataforma que reúne empresários, ambientalistas, universidades e sociedade civil, em um movimento que propõe ações com metas mensuráveis do que deve ser feito a cada ano. Para Franklin Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe, os debates da Rio+20 devem contribuir não só com esclarecimentos, mas também com ações efetivas. “A complexidade dos problemas é grande e, por isso, requer ampla participação de vários setores da sociedade, afinal, as soluções somente serão encontradas em regime de colaboração. E muitas delas virão por intermédio de respostas tecnológicas, por meio da inovação”, complementa o executivo.

A Alcoa tem um compromisso com a economia verde e trabalha para reduzir o uso de recursos naturais. Atua ativamente no respeito aos direitos humanos e à diversidade e está engajada no desenvolvimento das localidades onde está inserida. Além disso, o alumínio é um dos materiais mais lembrados quando se fala em reciclagem devido, principalmente, às suas propriedades que permitem que ele seja reutilizado infinitas vezes sem perder suas características físico-químicas, pela boa resistência e baixo peso, por ser um excelente condutor térmico e elétrico e por ter ótima resistência à corrosão.

Fonte: Dina Santos
Temple Comunicação
55.91.8100-8826

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍