Secretaria de Direitos Humanos quer ampliar número de conselhos municipais do idoso


A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse hoje (11) que pretende ampliar o número de conselhos municipais do idoso no país. Segundo ela, a ideia é implementar uma política para o envelhecimento saudável com base em modelos como o da Lei Maria da Penha e o dos conselhos tutelares.
“O envelhecimento humano significa que estamos vivendo mais, mas é preciso viver mais com qualidade de vida”, destacou, ao participar de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. “É um tema positivo para o país, mas que traz muitos desafios”, completou.
Maria do Rosário lembrou que os idosos estão sujeitos a uma condição particular de vulnerabilidade. Em 2011, o Disque 100 recebeu 43.628 denúncias de violações aos direitos humanos da pessoa idosa, sendo 17 mil de negligência e abandono; 13 mil de violência psicológica e maus tratos; quase 7 mil de violência física; e 6,5 mil de violência patrimonial e abuso financeiro.
“Quando recebemos uma denúncia desse tipo, quem nos apoia é o Ministério Público, o Conselho Nacional do Idoso, mas não temos uma presença positiva de conselhos municipais. Uma das primeiras medidas que quero propor é trabalharmos juntos para que tenhamos, com os novos prefeitos que vão tomar posse em janeiro, um grande mutirão para instalarmos em cada município um conselho do idoso”, disse. (Leia notícia completa no site do Sintrafesc - www.sintrafesc.org.br).
Fonte: Paula Laboissière - Agência Brasil.

FONTE:  (Fonte: Marcos Chagas - Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍