Comunidade ganha espaço para exposição de cerâmicas

Neste sábado, dia 6 de abril, a Mineração Rio do Norte inaugura o Espaço Cultural Konduri, na comunidade Boa Vista, região do Trombetas, oeste do Pará. O espaço será usado como ponto de fabricação, exposição e venda do artesanato local produzido pela comunidade dentro do projeto de Educação Ambiental e Patrimonial. 

O evento será às 9h, com participação do Departamento de Relações Comunitárias da MRN e de moradores das comunidades da Boa Vista, Moura, Jamari e Curuçá-Mirim – que também colocarão suas peças de cerâmica em exposição.

No trabalho dos ceramistas, a produção de utensílios domésticos retrata uma tradição repassada há gerações. “Aprendi a trabalhar com cerâmica vendo minha avó fazer panelas de barro, pratos e outras utilidades. Essa é uma tradição que eu só valorizei depois de participar do projeto Educação, Ambiental e Patrimonial da MRN, com o qual aprendi muitas coisas e dividi o meus conhecimento com outras pessoas. Hoje, produzo utilidades domésticas e réplicas para vender”, conta Zuleide Viana dos Santos, agricultora e artesã da comunidade Boa Vista.

As ações do projeto nas comunidades beneficiadas são frequentes: vão desde oficinas a aulas de cidadania, com o objetivo de fortalecer nos povos remanescentes de quilombos suas identidades culturais, a exemplo da Boa Vista. A comunidade, localizada no Alto Trombetas, em Oriximiná, é um recanto de remanescentes de quilombos e guarda na sua memória e nos costumes, a tradição de um povo oriundo de escravos fugitivos que chegaram por essas terras em busca de liberdade.

Érica Bernardo
Analista de Comunicação
Mineração Rio do Norte
www.mrn.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍