SAÚDE & BELEZA: Dermocosméticos são bons aliados da pele no verão


Garantir um bronzeado bonito sem descuidar da saúde não é tarefa fácil. O Norte do Brasil está em pleno verão e a exposição excessiva aos raios solares, principalmente entre 10h e 16h, pode causar manchas, queimaduras, envelhecimento precoce ou até mesmo o câncer de pele. Por isso, na temporada de altas temperaturas o protetor solar é item indispensável, podendo ter outros aliados na manutenção de uma pele saudável e bonita. 

A indústria farmacêutica tem apostado em linhas de dermocosméticos, que se mostram como um bom aliado no momento de aproveitar o sol sem deixar a saúde em segundo plano. De acordo com o dermatologista Walter Loureiro, embora seja um produto de beleza, o dermocosmético é considerado intermediário entre cosmético e medicamento. “O cosmético apenas melhora a aparência e não contém princípio ativo dermatológico. Já o dermocosmético não se trata de um medicamento propriamente dito, mas promove uma melhora e tem eficácia de ação na pele, mesmo tendo menor potencial que um remédio”, detalha o médico. 
 
A principal característica destes produtos é atuar nas camadas mais profundas da pele, estimulando melhoramentos de dentro para fora, ou seja, desde as camadas internas até a superfície. Em geral, eles já vêm munidos de proteção o solar, não possuem fragrância nem corantes, são hipoalergênicos, contém princípios ativos para a prevenção de manchas, hidratação e não entopem os poros. Em sua maioria são produzidos com água termal, elemento bastante requisitado no mundo da cosmética, por se tratar de um tipo de água enriquecida por minerais oriundos das rochas, usada para nutrir intensamente a epiderme. 

“Uma dica para mulheres que usam maquiagem na praia é dar preferência aos filtros solares com cor, em vez de base que contenha filtro. Isto porque as maquiagens com algum fator de proteção não agem contra os raios UVA, já os protetores e bloqueadores de sol com tons de base possuem o fator adequado para resguardar a pele”, indica o dermatologista. 

A atenção deve ser na escolha do protetor ou bloqueador solar dermocosmético mais adequado, atentando para alguns pontos e observando a composição descrita na embalagem. Com a proposta de orientar os consumidores na hora da aquisição destes produtos, estabelecimentos como a rede Extrafarma disponibilizam atendimentos direcionados. “É importante proporcionar um espaço que agregue os últimos lançamentos, trazendo as melhores opções nacionais e importadas, onde haja orientação quanto à utilização, com atendimento personalizado e esclarecimentos de dúvidas”, descreve Krysthyanne de Andrade, gerente técnica farmacêutica da rede, que conta com o Espaço Dermocosmético em 16 de suas unidades no Pará. 

Saúde é o que interessa – Cerca de 70% da população brasileira não adota cuidados básicos de proteção solar, segundo estudos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Os raios ultravioleta (UVA e UVB) são fortes e penetrantes, capazes de provocar alterações na célula, levando ao câncer de pele. Sendo assim, para garantir uma pele saudável no veraneio, é preciso obedecer alguns passos.

A escolha do fator de proteção (FPS) é o primeiro e principal passo. Quanto mais clara for a pele, maior precisa ser o fator.  O ideal é aposentar o bronzeador e usar somente protetor ou bloqueador solar, que deve ser aplicado em todo o corpo de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol - tempo mínimo para o produto começar a fazer efeito - não esquecendo de regiões como orelhas, nariz, pernas e pescoço, locais bastante sensíveis.  

Outra medida importante é lembrar de reaplicar o filtro solar a cada três horas, porém, muitas pessoas esquecem desse procedimento. Mas já existem protetores dermocosméticos com novos princípios ativos para permanecer na pele por até 12 horas. Depois de um dia de sol é hora da hidratação facial e corporal, para evitar o ressecamento, flacidez e as temidas rugas. Os cremes, especialmente dermocosméticos, recuperam a hidratação natural da pele, que perde água durante os banhos de sol.  

Fonte: Assessoria de Imprensa Extrafarma, Temple Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍