SECRETARIA DE SAÚDE PROGRAMA AÇÕES PARA A CAMPANHA JULHO AMARELO

A campanha Julho Amarelo tem como objetivo intensificar a prevenção e o controle das hepatites virais. A Secretaria de Saúde de Oriximiná aderiu à campanha e está mobilizando os profissionais que atuam nos Postos de Saúde e CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) para realizar ações de prevenção, não somente às Hepatites Virais como também às DST’s.
“Além de intensificarmos as testagens para as hepatites, vamos desenvolver ações de orientação junto a grupos específicos. A vigilância sanitária vai entrar com orientações em relação às boas práticas, a vigilância epidemiológica entra tratando das ações de prevenção e promoção, já os ACS vão fazer a mobilização com a comunidade”, relata o enfermeiro Carlos Beta, Diretor de Vigilância Epidemiológica.

Cada Posto de Saúde terá um dia de mobilização voltado para a Campanha Julho Amarelo. Além disso, estão previstas atividades em parceria com entidades governamentais e não governamentais para ampliar a abrangência da campanha. Um exemplo dessas parcerias aconteceu no último sábado, 09/07, na Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias (Mormons).

“Iniciamos já no sábado, na Igreja dos Mormons, na Ação Cidadania, trabalhando além das hepatites as outras DST’s, a dengue, com o envolvimento das outras áreas da Secretaria de Saúde. Estamos fechando a programação com as unidades de saúde e vamos intensificar as ações na semana de 25 a 29, com testagem, que é o nosso ponto forte”, informa Carlos Beta.

A campanha em Oriximiná também prevê a realização de uma blitz educativa no centro comercial com distribuição de panfletos, preservativos e orientações. Os testes rápidos para os tipos de Hepatites B e C, HIV e Sífiles já estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e no CTA.

“As pessoas podem buscar as unidades básicas de saúde para fazer os testes rápidos que estão disponíveis durante o ano todo. São três pontos importantes para a prevenção das Hepatites B e C, seguir as orientações, vacinação para Hepatite B que todos os adolescentes e adultos devem ter no mínimo 3 doses da vacina, e relações sexuais protegidas. Além disso você precisa fazer o teste ”, destaca Carlos Beta.
As ações serão realizadas em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍