Secretaria de Educação do Pará lança nova versão da plataforma digital de aprendizagem

Do desenho no papel ao objeto interativo na tela do computador. Assim foi a aula inaugural que marcou o início da plataforma Seduc Digital 2.0, na manhã desta segunda-feira, 17, na Escola Estadual Paulino de Brito. A aula foi ministrada pela professora de Biologia, Lorena Martins, que utilizou o recurso para apresentar os tipos de cromossomos, que puderam ser vistos através de lâminas.
 Antes, como observou a professora, esse tipo de demonstração só era possível no papel. “Com o Seduc Digital 2.0 os alunos podem visualizar as lâminas da mesma maneira que o geneticista, através o microscópio. Isso é muito bom”, ressaltou. O objetivo da Secretaria de Estado de Educação é fazer que, a exemplo de Lorena, outros professores, além dos alunos, aproveitem o máximo de conhecimento que puderem extrair da plataforma, que apresenta pelo menos dois mil Objetos Digitais de Aprendizagem (Odas) a mais que a plataforma que estava sendo utilizada anteriormente.
De acordo com Rafael Herdy, coordenador do Seduc Digital 2.0, no total, estão disponibilizados 7 mil Odas, entre videoaulas, games, infográficos, mapas e outros recursos digitais escolhidos para que a aprendizagem ocorra de forma dinâmica e criativa, dentro e fora da sala de aula. Ainda segundo ele, a Seduc trabalha com plataforma digital há dois anos. Somente em 2016, foram registrados 183,8 mil acessos. Este ano, até o dia 14 passado, 25,5 mil usuários acessaram a plataforma.
O coordenador explicou que a Plataforma “Seduc Digital 2.0” é fácil de acessar, rápida e ilimitada. “A praticidade é significativa. O aluno pode acessar de casa ou na escola e até do celular. Pode ser usada 365 dias do ano. Nós ainda não estamos atendendo todas as disciplinas, mas ainda este ano pretendemos aumentar em mais 20%”.
Acesso
Para ter acesso ao Seduc Digital basta o professor se cadastrar no próprio site www.seducdigital.pa.gov.br. Segundo a gerente da Coordenação Técnica Aplicada à Educação (Ctae), Denise Mesquita, esta versão da plataforma é uma das ferramentas do Pacto pela Educação do Pará, programa que tem como meta principal aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para todos os níveis do ensino fundamental I e II e médio.
“A expectativa é que toda a rede pública estadual de ensino intensifique o uso da plataforma como suporte para suas práticas pedagógicas, através de ferramentas em sintonia com o novo perfil da sociedade contemporânea. Para isso contamos com a parceria da comunidade escolar, pois a simples introdução da tecnologia não muda a metodologia. Quem fará a diferença é professor e aluno na utilização no seu dia a dia”, destacou. O Ctae conta com 12 professores que atuam na formação de outros professores, alunos e gestores.
Fonte: http://agenciapara.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍