Santa Casa oferece 13 residências médicas e tem a única formação para Neonatologia

 O neonatologista é o médico que atua em procedimentos específicos com bebês até os 28 dias de idade, período em que deixam de ser considerados recém-nascidos

Um dos hospitais mais importantes do Norte do Brasil, a Santa Casa de Misericórdia do Pará valoriza a formação de profissionais de Sáude. O hospital oferece 13 residências médicas, e a única, no Pará, em Neonatologia, e já formou 30 especialistas na área.

O neonatologista é o médico que atua em procedimentos específicos com bebês recém-nascidos e com disfunções que necessitam de cuidados especializados intensivos, como os prematuros, assistidos na área de Neonatologia da Santa Casa. O hospital oferta 143 leitos, entre Unidades de Tratamento Intensivo-Neo (UTIs-Neo) e Unidades de Cuidados Intermediários-Neo (UCIs-Neo).

"Esses profissionais precisam ser preparados para atender o recém nascido, especialmente, o prematuro, com a assistência humanizada com foco na proteção cerebral. A residência tem a duração de dois anos e nesse período os médicos residentes passam por todos os setores da neonatologia. Da sala de parto, UTI, UCI, enfermaria canguru e ambulatório de assistência ao prematuro, enfim, toda a linha de cuidados com os recém nascidos", explica a gerente geral de Neonatologia do hospital, Salma Saraty.

Gerente geral de Neonatologia da Santa Casa, Salma Saraty: "É preciso prestar assistência humanizada com foco na proteção cerebral"

A palavra Neonatologia tem origem no latim (neo=novo; nat=nascimento; logia=estudo). É uma especialidade que tem como responsabilidade cuidar das crianças desde o nascimento até os 28 dias de idade, período em que deixam de ser consideradas recém-nascidos. A neonatologia é um ramo da pediatria, que significa conhecimento do recém-nascido humano.

A médica Vilma Hutim, pediatra e neonatologista, presidente da sociedade paraense da categoria, explica que a pediatria tem diversas áreas de atuação, como cardiologia pediátrica, oncologia, nefrologia pediátrica e neonatologia.

"Para fazer qualquer área de atuação o médico precisa fazer pediatria geral, depois ele faz a área de atuação em neonatologia. A residência em pediatria geral é de três anos, depois se faz mais dois anos para atuação em neonatologia".

"A Santa Casa oferece 5 vagas na residência em neonatologia. Nós atuamos na preceptoria de residência médica, tanto de pediatria como de neonatologia e o trabalho do neonatologista é significativo. Para uma unidade neonatal ser credenciada pelo Ministério da Saúde (MS), é preciso que todos os pediatras da unidade, tenham título de especialista em pediatria e que pelo menos 50% tenham título de neonatologia", enfatiza a médica.

Vilma relata ainda que há cerca de 600 médicos pediatras no território paraense. "É de grande importância que a gente invista em neonatologia para atender às UTIs e UCIs neonatal. No Pará, o médico pediatra com título de neonatologista é de 60 médicos, em média. Portanto é um grande desafio a formação desses profissionais médicos", destaca a doutora Vilma Hutim.

Mais sobre a Pediatria - Mary Lucy de Melo, médica da Santa Casa, que coordena a UTI pediátrica, destaca que o pediatra é o primeiro médico do ser humano. É o que cuida da pessoa desde o momento que ela nasce. A importância desse profissional começa mesmo antes do nascimento, no pré-natal. No momento do nascimento é uma das primeiras pessoas a tocar no bebê quando ele nasce e segude cuidando.

"Para a sociedade, o cuidar dessa criança é fundamental para formar um adulto saudável, esse profissional é de extrema importância e como a Santa 

Fonte: Agência Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍