PARÁ: Agentes de segurança podem fazer curso de prevenção ao novo coronavírus online
A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, disponibilizou o curso "Medidas Preventivas dos Profissionais de Segurança Pública para minimizar os riscos de contaminação da covid-19" por meio da plataforma EaD. O curso possui carga horária de 2 horas. Para acessar, basta clicar no link. O objetivo é oportunizar mais uma medida de proteção aos profissionais do Sistema de Segurança Pública que estão nas ruas.
No Pará, seguindo o decreto governamental nº 609/2020, foram suspensas férias e licenças-prêmio dos agentes de segurança pública que estão nas ruas para garantir a segurança da população e orientando para aqueles que puderem ficar em casa, se mantenham em distanciamento social. A importância de ampliar o nível de conhecimento sobre o novo vírus é de evitar a contaminação e sua disseminação.
"Nós estamos informando à todo o sistema de segurança pública uma versão à distância, EaD, que é um curso desenvolvido pela Senasp, do Ministério da Justiça e Segurança Pública para que todos os agentes de segurança possam realizar esse curso e poder ter mais informações para combater o novo Coronavírus", afirmou o secretário de estado de segurança pública, Ualame Machado.
O curso oferece orientações aos profissionais de segurança pública, desde a saída para o trabalho, os cuidados ao realizar abordagens e o retorno para casa, importante para não transmitir o vírus, caso infectado, para a família.
O material foi concebido e elaborado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Senasp, seguindo as recomendações de médicos e especialistas.
O conteúdo é pequeno (oito páginas) e autoexplicativo, contando com dois módulos: Orientações Gerais & Recomendações de Prevenção. Ao final do primeiro módulo, o aluno avaliará seu conhecimento, seguindo para o módulo seguinte.
Foram utilizados como fontes, guias e protocolos internacionais adotados pela Interpol - Organização Internacional de Polícia Criminal - OICP, criados exatamente para fazer frente a pandemias como o covid-19, nos países que a integram.
Fonte: Agência Pará
Comentários