BARREIRAS SANITÁRIAS CONTROLAM ENTRADA CLANDESTINA DE PASSAGEIROS EM ORIXIMINÁ E LEVAM ORIENTAÇÕES AOS MORADORES DO CAMPO
A prefeitura de Oriximiná implantou duas barreiras sanitárias com a missão de interceptar embarcações e veículos vindos de outros municípios em cumprimento à suspensão do transporte intermunicipal de passageiros e também para fazer o monitoramento do transporte intramunicipal para fazer valer o que estabelece o Decreto Nº 59/2020 de 22 de abril.
As unidades de fiscalização estão localizadas no limite do Rio Cachoeiry com o Rio Trombetas e na rotatória do aeroporto na PA 439, mantendo vigilância 24h sobre as formas de acesso à cidade pelos rios ou estradas.
"Nossa principal missão aqui é evitar a entrada ilegal de embarcações em cumprimento ao decreto que proibe o transporte intermunicipal de passageiros. Na barreira do Cachoeiry, contamos com o apoio da Lancha da briosa Polícia Militar e quando percebemos qualquer tentativa de entrar na cidade, entramos em ação", conta Samuel Marques, Secretário de Segurança Pública.
Além de atuar no controle da entrada ilegal de passageiros, a barreira sanitária fluvial também desempenha a importante funçao de levar orientação aos ribeirinhos referente ao transporte intramunicipal de passageiros que deve ser feito com 50% da capacidade de lotação, entre outras recomendações.
"Quanto aos ribeirinhos, estamos abordando as embarcações para orientar sobre o uso de máscara, a importância do distanciamento mínimo entre os passageiros, além da disponilidade de água e sabão com abundância para que todos possam estar higienizando as mãos. Ficamos felizes em ver muitas embarcações cumprindo essas recomendações. Nosso trabalho com os ribeirinhos é educativo", declara Gabriel Givone, Coordenador de Vigilância Sanitária.
Enquanto a barreira fluvial faz o monitoramento das embarcações, a barreira da PA 439 atua na fiscalização de orientação de veículos, intercepctando aqueles de pessoas de outros municípios e levando orientação aos moradores do campo. Nas barreiras, também está sendo feita a distribuição de máscaras para quem ainda não possui esse equipamento de proteção contra o coronavírus.
As barreiras sanitárias também despontam como importantes frentes de combate ao coronavírus que se mantém vigilantes 24h por dia e conta a atuação de profissionais da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e apoio da Polícia Militar.
Comentários