CASO POSITIVO DE CORONAVÍRUS APONTADO PARA ORIXIMINÁ É DA ADOLESCENTE QUE FALECEU EM SANTARÉM
O relatório da SESPA (Secretaria de Estado de Saúde Pública) desta segunda-feira (20) publicado no endereço eletrônico https://www.covid-19.pa.gov.br/#/ e redes sociais, apontou 1 caso para o município de Oriximiná causando muitas especulações e preocupação aos oriximinaenses. Foi o suficiente para as fakes news entrarem em ação com suposições sobre esse possível caso confirmado para o município.
A Secretaria de Saúde esclarece que até o momento não existe nenhum caso de COVID-19 notificado pelas unidades de atendimento de Oriximiná. Trata-se da paciente de 14 anos que faleceu em Santarém no dia 13 abril depois de estar há 4 meses fazendo tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).
"Essa moça entrou para as estatísticas da SESPA como caso de Oriximiná porque ela era uma cidadã oriximinaense, o Cartão do SUS dela é daqui, mas ela estava há 4 meses fazendo tratamento em Santarém. Infelizmente veio a óbito, testou positivo para coronavírus, e por medidas protetivas sanitárias, seu corpo nem veio para Oriximiná sendo enterrada em Santarém. Os dados oficiais sobre COVID-19 no município é que não temos nenhum caso confirmado aqui, estamos sendo transparentes com a população e não omitiremos nenhuma informação", esclarece Márcia Campos, Secretária de Saúde.
A irmã da adolescente que a acompanhava em Santarém está sendo monitorada pela Secretaria de Saúde e não apresenta nenhum sintoma para COVID-19. O período de isolamento domiciliar dela encerra amanhã, de acordo com a Secretária de Saúde. "A irmã da moça que veio a óbito está em monitoramento domiciliar pela equipe da Atenção Primária em Saúde. Ela não tem sintoma nenhum, não manifestou nenhum quadro sugestivo, estamos providenciando a testagem nela e tudo que for possível", ressalta Márcia Campos.
Essa situação alerta para o cuidado com as notícias falsas, as chamadas fake news, que são divulgadas sem responsabilidade principalmente nas redes sociais. Por isso é importante acompanhar os boletins informativos dos órgãos oficiais e quando a SESPA apontar alguma informação referente ao município, deve se procurar esclarecimentos junto às entidades oficiais de Oriximiná, cujos boletins informativos sobre o coronavírus podem ser consultados no site da Prefeitura (www.oriximina.pa.gov.br) e nas páginas da Prefeitura e da Secretaria de Saúde no Facebook.
Comentários