POSTOS DE SAÚDE REALIZAM DIA D DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA


Nesta quinta-feira, dia 22, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Oriximiná realizaram uma programação especial de atendimentos voltados à saúde da mulher em alusão ao que foi denominado Dia D da Campanha Outubro Rosa. As mulheres comparecem em massa e puderam usufruir de vários serviços, desde consultas médicas, testes rápidos, palestras, a concursos de beleza.

“Nosso objetivo é atender o maior número de mulheres e sensibilizar para importância de prevenir não só o câncer de mama e câncer do colo uterino, através do autoexame e do preventivo, mas também todas as doenças que podem ser diagnosticadas e tratadas se identificadas no início”, conta a enfermeira Caroline Tavares, coordenadora do Posto de Saúde Santa Luzia.

Durante o dia D da campanha, os postos de saúde realizaram vários atendimentos a todos que compareceram. Todos os serviços ofertados pelas UBS’s no dia-a-dia foram ofertados sem precisar de agendamento prévio. São consultas médicas, palestras, coleta de PCCU, exame clínico da mama, testes rápidos de HIV, Sífiles e Hepatites virais, teste de glicemia, verificação de pressão arterial, troca de cartão SUS, além de palestras e concurso de beleza.

E teve gente que veio de longe para receber os atendimentos. É caso da agricultora Diane Patrícia que se deslocou da comunidade rural Xiriri, remando até a cidade, para comparecer no posto de Santa Luzia. “Eu aproveitei para me consultar, fazer o exame da mama e também participei das palestras. Gostei muito”, comenta.

Até o final do mês os postos de saúde continuam com atividades voltadas para a campanha Outubro Rosa, mas os usuários devem fazer agendamento para consultas e demais serviços. “Neste mês as mulheres tem procurado bastante o posto em busca do exame de PCCU, isso mostra que elas estão atentas e preocupadas com a saúde”, conta a enfermeira Caroline.

O Dia D da Campanha Outubro Rosa é um projeto da vereadora Ana Cleide Tavares em parceria com a Prefeitura através da Secretaria de Saúde. O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍