Alcoa participa de Encontro de Negócios em Santarém
A Federação das Indústrias
do Pará (FIEPA), por meio da Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Estado
do Pará (Redes), promoveu este mês um Encontro de Negócios Focado com
fornecedores da região oeste do Estado. Promovido em parceria com a Alcoa, o
evento aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém
(ACES) e contou com a participação de cerca de 20 empresas fornecedoras. O
treinamento é uma ação estratégica da Redes e visa a aproximação de empresas
fornecedoras locais com as áreas de compras das grandes indústrias compradoras
no Pará. O foco é estimular o estreitamento de contatos e a consolidação de
novos negócios no Estado.
A Alcoa é uma das empresas
que investe na valorização e no fortalecimento dos fornecedores locais. Em
2013, a companhia já movimentou um total de R$100 milhões de reais na região
oeste paraense. Este montante representa 95% do total de investimentos
realizados somente no Estado, que foi de R$106 milhões. Isso demonstra o
fortalecimento da relação da companhia com os fornecedores regionais e o
cumprimento do compromisso assumido desde a implantação do empreendimento em
Juruti.
Durante o encontro em
Santarém, a Alcoa apresentou os critérios de como uma empresa pode se tornar
fornecedora e quais suas atuais demandas de materiais para compra. As empresas
presentes no evento conheceram estas necessidades e fizeram um pré-cadastro
para se tornarem fornecedoras de materiais específicos de diversos segmentos,
como montagem eletromecânica, manutenção e construção civil, rolamentos,
produtos elétricos, entre outros.
Para Marco Noronha,
gerente de Aquisição e Logística da Alcoa Juruti, o encontro foi bastante
produtivo e contribuiu para o debate sobre desafios enfrentados hoje na região,
como a oferta limitada de fornecedores locais de alguns materiais mais
complexos. “Existem empresas fornecedoras que se cadastram, mas que não
trabalham com o material que é de necessidade da companhia”, informou. “Estamos
otimistas e queremos firmar mais parcerias na região, mas é preciso também que
as empresas fornecedoras diversifiquem mais as suas atividades”.
Exigência e qualidade – Desde o início das operações em 2009, a Alcoa Juruti
valoriza, qualifica e contrata parceiros comerciais com base em critérios de
sustentabilidade estabelecidos pelo Programa Compras Sustentáveis, da própria
companhia.
Todas as empresas
interessadas em fazer parte da cadeia de fornecimento devem responder a um
questionário básico, que avalia quesitos trabalhistas, sociais, ambientais e de
governança. As respostas e evidências documentais são avaliadas por um auditor
interno ou externo, podendo ser realizadas visitas eventuais para obter mais
informações sobre as práticas dos parceiros.
Sobre a Alcoa – A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc., líder mundial na produção
de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de
bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa
Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva
o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a
Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no
Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a Companhia completa 125 anos de atuação
no mundo.
Fonte: Brenda Alvarez, Temple Comunicação
Comentários