AÇÕES NO PRESENTE QUE GARANTEM O FUTURO

A Terra possui recursos naturais finitos, sendo alguns renováveis, outros não. As pessoas necessitam desses recursos para sobreviver. Considerando que grande parte desses recursos possui um ciclo de renovação muito mais longo do que o ciclo de vida das pessoas, e também a aceleração da taxa de crescimento da população, podemos concluir que a tendência é que alguns desses recursos venham a faltar.
É importante salientar que essas projeções, feitas em 1980 e 1992, foram confirmadas, pois a população atingiu valores muito próximos do esperado. Dentre vários, iremos citar dados de um dos recursos naturais utilizados diariamente por todos, a água. A água em quantidade e qualidade é fator de sobrevivência do homem, evitando-se, com seu uso, 80% das doenças humanas. Apenas 0,6% da água no mundo é água doce disponível naturalmente. O desperdício e a poluição das águas podem inviabilizar sociedades e mesmo nações inteiras, caso não sejam combatidos.

O meio ambiente é um manancial de recursos latentes, pouco utilizados, importantes de identificar e valorizar economicamente. Não podemos esquecer que o conceito de recurso está condicionado a variáveis históricas e culturais e ao próprio desenvolvimento tecnológico. Os recursos naturais não são dados constantes, são um fragmento do meio ambiente.

Pare um instante, analise como você utiliza esses recursos no seu dia-a-dia e que ações poderá adotar hoje para garanti-los no futuro.

FONTE: Curso D-Olho na Qualidade - SEBRAE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍