CARAVANA DA BIBLIOTECA EM AÇÃO COMPLETA 10 ANOS DE INCENTIVO À LEITURA

Uma forma inovadora de estimular a leitura está completando 10 anos em Oriximiná atendendo estudantes do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. É Caravana da Biblioteca em Ação que leva às escolas contos da região por meio do teatro, da dança e da música. Em uma década de atividades, o projeto já ganhou o carinho dos oriximinaenses e hoje é convidado para participar de seminários, eventos comemorativos, festivais e outros.
Na opinião de quem trabalha na Biblioteca Municipal Enéas Cavalcante, a ação já alcançou grandes resultados. “Estamos na edição de aniversário de 10 anos e com a certeza de contribuir, a cada ano, para a formação mais leitores. Nós saímos da estatística nacional que diz que no Norte se lê um livro por ano, enquanto que na biblioteca, por causa do projeto, tem criança que lê uma média de 6 livros por semana”, comenta Silvia Printes, Diretora da Biblioteca e coordenadora do projeto.  
Este ano Caravana ampliou seu campo de atuação e passou a atender também os estudantes da Zona Rural. No total, 23 escolas serão atendidas até o final de outubro, destas seis estão em áreas ribeirinhas e de planalto do município.  Mas não é só isso, a parceria com o Projeto Cultura de Bubuia possibilitou que a ação chegasse a um número maior de comunidades rurais como a Cachoeira Porteira e Amapá, no Lago Sapucuá.
As atividades da Caravana acompanham o calendário escolar com mobilizações durante o primeiro e segundo semestres. Em 10 anos de execução várias lendas já foram contadas aos estudantes por intermédio do projeto, que nesse ano está abordando as histórias: Cachinho de Ouro, Rio Amazonas e Uirapurú.

Mais que um incentivo à leitura, a iniciativa também contribui para a valorização dos artistas locais. “A gente incentiva a valorização financeira dos artistas que são todos remunerados pelos serviços prestados ao projeto, para que tenham orgulho de dizer que sou dançarino, sou ator ou cantor”, esclarece Silvia.

O Projeto Caravana da Biblioteca em Ação é executado pela Secretaria Municipal de Cultura por meio da Biblioteca Municipal Enéas Cavalcante e conta com o incentivo da MRN.
Fotos: Coordenação do Projeto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍