POLUIÇÃO DOS RIOS AMEAÇA QUALIDADE DE VIDA

Você sabia que o Brasil possui 12% da água doce do mundo? Os rios são fonte de boa parte dessa água que também pode ser chamada de potável, aquela considerada própria para o consumo. Mas a poluição e o mau uso desse recurso estão prejudicando a sua qualidade. Quando isso acontece, a água deixa de ser própria para o consumo fazendo mal à saúde das pessoas e dos outros seres vivos.

Quem já conviveu com esse problema conhece a importância de preservar os rios.  “Meus filhos começaram a passar mal com diarréia, vômito, coceira na pele e isso aconteceu porque a água estava suja. Hoje a gente queima o nosso lixo, deixa a praia limpa, tudo pra não poluir porque a sujeira faz mal pra água, pros peixes e para nós que precisamos dela”, conta Antônia dos Santos Frota, agricultora na Comunidade Mabaia, em Faro.
A água é fundamental para a continuidade da vida no planeta Terra e preservá-la é responsabilidade de todos. “Para evitar a poluição dos rios, as pessoas devem pensar que vão consumir aquela água e assim terão cuidado. Por exemplo, você está viajando e ao usar o banheiro do barco estará jogando coliforme fecal no rio. Quando você for tomar banho, irá se lavar com água que veio do rio, que também será usada para escovar seus dentes, lavar suas mãos e fazer as refeições”, informa Fátima Reale, Presidente do Instituto Gaya de Defesa das Águas.

Por isso, algumas atitudes simples do dia-a-dia ajudam a evitar esse problema como: não jogar lixo na água ou à beira dos rios, principalmente pilhas e baterias, pois possuem metais pesados capazes provocar sérios danos à saúde; e não desperdiçar água em casa ou qualquer outro lugar.


Curiosidade: Os produtos que mais poluem os rios são: detergentes, óleos de cozinha, óleos de automóveis, gasolina, tintas e produtos com metais pesados (chumbo, zinco, alumínio e mercúrio).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍