Poeta nortista estreia em Recife projeto que une artistas de regiões diferentes do Brasil

Letras, acordes, cenas. De três regiões diferentes do Brasil. Norte, Nordeste, Sul. Essa é a tônica do empreendimento cultural TR3S Poeticaos, do qual o poeta e dramaturgo paraense Carlos Correia Santos faz parte, ao lado do escritor e cineasta pernambucano Sidney Nicéas e do músico paranaense Carlos Cantari. A estreia oficial nacional do projeto acontece em Recife no próximo dia 23, às 20h, na AABB da capital pernambucana. Na programação, Correia fará também sessão de autógrafos de seu mais novo romance Senhora de Todos os Passos, que tem como pano de fundo a Recife e Olinda dos anos 30, 40, 50 e a Amazônia nos anos 60, 70 e 80. A programação contará ainda com a participação da atriz paraibana Suzy Lopes, do músico pernambucano Bozó Sete Cordas, da dançarina Alessandra Salamanka, da atriz Zezé Andrade e do cantor e compositor paraibano Geovan Morais.

De acordo com os três artistas, TR3S Poeticaos é uma provocativa fusão de gêneros, vertentes e segmentos culturais. O que poderia significar ruídos é justamente o foco da atenção dos criadores. São suas diferentes formações e influências regionais que dão origem a estética intercambiada do empreendimento. 

“Somos um trio que é bem a cara dos nossos tempos. Nós nos conhecemos através das mídias sociais. Percebemos nossas diferenças e vimos que justamente elas eram nosso potencial. Apostamos no intercruzamento de informações e tendências. Somos um retrato do nosso país, ou seja, diversos, particulares e, ainda assim, representamos uma só nacionalidade”, define Carlos Correia.

Sidney Nicéas completa: “Essa iniciativa marca um objetivo triplo. Meu, de Carlos Correia Santos e de Carlos Canteri. O objetivo de integrar diversas artes, também possibilitando a cada um difundir o próprio trabalho. O espetáculo que criamos se pauta pelo improviso. O objetivo do ‘Poeticaos’ é o caos, gerando o novo, fundindo estilos e segmentos artísticos em busca da liberdade que, no final das contas, é um dos grandes conceitos da própria arte”.

Os eventos do projeto são compostos por performances teatrais baseadas nas obras de Carlos Correia Santos e de Sidney Nicéas; exibição do curta-metragem baseado no livro de Sidney Nicéas, “O Rei, a Sombra e a Máscara”; e performance musical baseada no CD “Essences”, de Carlos Canteri. 

CADA UM

Carlos Correia Santos é paraense, natural de Belém. É apontado hoje como um dos mais premiados dramaturgos da Amazônia, com láureas nacionais e internacionais. Seus textos já conquistaram o Prêmio Funarte Petrobras de Fomento ao Teatro (2005), o Prêmio Funarte Petrobras de Circulação Nacional (2006) e o Edital Seleção Brasil em Cena do Centro Cultural Banco do Brasil. Traduzidas para outros idiomas e incluídos no Catálogo da Dramaturgia Brasileira de Maria Helena Kühner (iniciativa detentora do Prêmio Shell), suas obras teatrais já ganharam montagens de importantes artistas brasileiros, como Stella Miranda (a síndica do humorístico "Toma La, Dá Cá", de Miguel Falabella, exibido na TV Globo). No cinema, foi agraciado com o Prêmio do Edital Curta Criança do Ministério da Cultura. Em 2009, venceu o Prêmio Literatura para Todos do Ministério da Educação. É autor do romance "Velas na Tapera", vencedor do Prêmio Dalcídio Jurandir 2008.

Sidney Nicéas é recifense, relações públicas. Iniciou sua jornada literária em 1995, quando escreveu a peça “Cinzas da Paixão”, encenada na capital pernambucana e em João Pessoa (PB). Em 2004 lançou seu primeiro livro, “O Que Importa é o Caminho”. Em 2008 lançou o Blog De2em2, no qual publica suas crônicas e contos. Em 2010 lançou seu segundo livro, “O Rei, a Sombra e a Máscara”, junto com um curta-metragem homônimo, fazendo eventos de divulgação em várias cidades brasileiras, com sucesso de critica e público. O autor está lançando, atualmente, o seu terceiro livro, chamado “A Grande Ilusão”.

Buscar pela originalidade é uma das grandes prioridades do músico, cantor e compositor Carlos Canteri. Paranaense, natural da cidade de Ponta Grossa, estudou composição musical pelo Musicians Institute, em Los Angeles. Canteri também é poeta e ator. Durante sua jornada nos Estados Unidos, conseguiu bons contatos com grandes músicos como David Ryan Harris (John Mayer Band), Alan White (Yes). Recentemente assinou contrato com a Sony ATV Brazil/Blast Publishing para lançar seu primeiro álbum chamado “Essences”, que conta com o apoio do produtor André Kostta e com a participação especial do produtor Brian Scheuble, que já trabalhou com grandes nomes como Sting, Paul McCartney, Bon Jovi e Elton John. 

FONTE: Carlos Correia Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍