Riscos de afogamento aumentam nas férias; veja os cuidados

Os afogamentos são a segunda causa de morte infantil por acidente no Brasil. E os riscos aumentam nessa época de férias.

Na segunda-feira (9), uma menina de 4 anos morreu afogada na piscina de um hotel na Costa do Sauípe, litoral norte da Bahia.

A menina passava as férias com os pais em um hotel na Costa do Sauípe, litoral norte da Bahia. Segundo os pais, ela e o irmão brincavam a beira da piscina.

Para quem tem piscina em casa ou no prédio, a orientação dos especialistas é colocar uma cerca com pelo menos de um metro de altura para evitar que a criança pequena entre na água sem a supervisão de um adulto.

Ensinar a nadar, desde cedo, é outro jeito de prevenir, como faz Luciane com os filhos. “Quando você nadar em uma piscina funda, você não afoga”, diz um menino.

É bom lembrar que os pais devem sempre estar ali, de olho. “Da mãe, do pai, ou de algum adulto. Senão pode afogar”, diz a menina Laura Viotti.

E, se isso acontecer, a recomendação é tentar manter a calma e chamar imediatamente os Bombeiros ou o Samu.

“Até o resgate chegar, se a criança está inconsciente, não está respirando, o que a pessoa pode fazer para ajudar? Massagem cardíaca. Coloca uma mão em cima da outra e começa a massagear a criança, aperta o tórax da criança na região do osso do externo, uma em seguida da outra até o resgate chegar”, explica a pediatra Ana Escobar.

A pediatra Ana Escobar não recomenda o uso de lonas sobre a piscina. As crianças, principalmente as menores, podem entrar na água por pequenas aberturas e ninguém percebe o que está acontecendo.
 
FONTE: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/07/riscos-de-afogamento-aumentam-nas-ferias-veja-os-cuidados.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍