CARAVANA DA BIBLIOTECA EM AÇÃO - 12 ANOS DE HISTÓRIA E INCENTIVO A LEITURA EM ORIXIMINÁ


Com uma proposta inovadora de incentivo a leitura, a Caravana da Biblioteca em Ação comemora 12 anos de história em Oriximiná e com uma nova roupagem. Inicialmente, o projeto apresentava lendas regionais através do teatro, da dança e da música. E assim, crianças da educação infantil e do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, puderam conhecer a história da vitória régia, do boto, da cobra grade, dentre outras. Mas neste ano, a pedido das escolas, a caravana está levando, ao público, clássicos da literatura infantil, como “A Bela e a Fera”, trabalho da primeira etapa de visitas do projeto.

“Ano passado eu pedi para as escolas fazerem uma avaliação sobre a Caravana e indicarem dois contos de literatura infantil e uma lenda. As mais votadas foram: ‘A Bela e Fera’, ‘O Mágico de Oz’ e a ‘Lenda do Sapucuá’, que é regional, considero importante conhecer a nossa identidade, é isso que o povo lá fora quer ver”, informa Silvia Printes, Diretora da Biblioteca Municipal Enéas Cavalcante.

A seleção dos artistas que cantam, dançam e contam as estórias é realizada no início de cada ano e só podem participar aqueles que têm experiência na área comprovada por meio de apresentações em festivais e demais eventos. Neste ano, a Caravana da Biblioteca em Ação vai se apresentar em 28 escolas, 22 da zona urbana e 6 da zona rural, além de participações em eventos. “Já temos convite para levar a caravana para Juruti, Porto Trombetas e certamente estaremos na Feira Pan Amazônica de Belém que fazem ações em Santarém onde já participamos por 3 anos. Essa é uma experiência muito boa pra divulgar o projeto e o município”, comenta Silvia.

A Caravana da Biblioteca em Ação é um projeto da Biblioteca Municipal Enéas Cavalcante que já é executado há 12 anos em Oriximiná com patrocínio da MRN. “A Caravana tem um efeito muito positivo quanto ao seu propósito. Quando começam as apresentações a gente faz uma média de 600 empréstimos mensalmente e as prateleiras dos livros de educação infantil ficam quase sempre vazias”, garante Silvia.

TEXTO: Leize Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANIVERSÁRIO ORIXIMINÁ

FOTO DO DIA😍

FOTO DO DIA!😍